quarta-feira, 22 de agosto de 2012

São José dos Campos - Ciclo de Estudos da Cultura Popular



O Centro de Estudos da Cultura Popular e a Oficina Cultural Altino Bondesan, da Secretaria de Estado da Cultura, promovem nesta quarta-feira (22) a terceira palestra do Ciclo de Estudos: Arte e Alteridade – Cultura Popular. A palestrante desta semana é a pesquisadora e escritora Maria Thereza de Arruda Camargo, que falará sobre ‘Plantas Medicinais e o Sagrado. A Etnofarmocobotânica na Religiosidade da Medicina Popular’.

O ciclo é gratuito e acontece sempre às quartas-feiras, entre 18h e 22h, no auditório da Oficina Cultural Altino Bondesan, com apoio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) e Universidade do Vale do Paraíba (Univap). Ainda estão programadas palestras para os dias 29 de agosto, 5, 12, 19 e 26 de setembro.  A coordenação é da antropóloga e professora Cáscia Frade, doutora em Educação pela PUC-RJ.

A participação é gratuita e aberta a professores, gestores culturais, pesquisadores e interessados, com idade a partir de 18 anos. Informações sobre inscrições podem ser obtidas pessoalmente na Oficina Cultural Altino Bondesan ou  pelo telefone 3923-4860.

Perfil da palestrante

Maria Thereza é pesquisadora de etnofarmacobotânica, fundadora e integrante da Associação Brasileira de Medicina Popular e Natural da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, fundadora da Sociedade Latino-americana de Farmacobotânica e integrante da Sociedade Brasileira de História da Ciência.

É autora de dez livros e 56 artigos – publicados em revistas nacionais e estrangeiras –, todos versando sobre etnofarmacobotânica. Em 1972 conquistou o 1º Prêmio Mário de Andrade, com o trabalho ‘Medicina popular em favela de São Paulo’ (1972), e em 1989 o 1º Prêmio Câmara Cascudo, com o trabalho ‘As plantas no Catimbó em Meleagro de Luis da Câmara Cascudo’.

Programação do Ciclo

Agosto

Dia 29: Arte Popular – Ricardo Lima.

Setembro

Dia 5: Danças Folclóricas – Eleonora Gabriel.
Dia 12: Literatura Oral e Escrita – Robson Alves dos Santos.
Dia 19: Metodologia: Trabalho de Campo – Cáscia Frade.
Dia 26: Projeto de Pesquisa – Cáscia Frade.

Serviço: Oficina Cultural Altino Bondesan / Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP) – Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade, Santana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário