Arnica da calçada

Texto:
Marcos Roberto Furlan - Professor UNITAU/FIC, Engenheiro Agrônomo (texto e foto 2)
Nathália Maia da Silva - Acadêmica de Engenharia Agronômica - UNITAU

Arnica, nome de planta que causa um bocado de confusão. As "donas" deste nome são as mais de 30 espécies do gênero Arnica, principalmente a Arnica montana (foto 1), batizada por este nome por Lineu e registrada no livro Species Plantarum, em 1753. 
Foto 1. Arnica montana L.
Link: 

Para cada região brasileira há pelo menos uma planta que cresce espontaneamente com o nome de arnica. Nenhuma delas, porém, é a europeia Arnica montana. Todavia, assim como a europeia, todas são usadas na medicina popular, como anti-inflamatórias, em contusões e hematomas. Muitas delas não possuem comprovação científica, como possui a A. montana. Além do uso em comum, a maioria das nativas denominadas por arnica pertencem à família Asteraceae, na qual está incluída a A. montana.

Com o objetivo de minimizar as confusões, é comum acrescentar a origem ou o local de ocorrência de espécies que recebem o nome arnica. Por exemplo, arnicas-do-cerrado (espécies do gênero Lychnophora), arnica-do-campo (Solidago microglossa) e a da foto 2, a arnica-de-quintal (Porophyllum ruderale).
Foto 2. arnica-de-quintal.

A arnica-de-quintal é comum nas calçadas. Possui outras denominações populares, tais como cravorana, couve-cravinho, erva-couvinha e cravo-de-urubu. Suas folhas e inflorescências exalam um aroma que lembra caju ou pitanga. Muito resistente, ela pode alcançar altura superior a 1,5 m, quando não recebe sol direto.

Além do uso na forma de tintura contra contusões, ela é considerada também como alimento (https://come-se.blogspot.com/2011/01/quirquina-uma-porophyllum-ruderale-as.html). Há pesquisas que comprovam algumas de suas ações terapêuticas. Como analgésica e antiespasmódica (http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/287981), e como antioxidante (https://www.academia.edu/9304440/Total_phenolics_and_antioxidant_activity_of_Piper_auritum_and_Porophyllum_ruderale).