Especialista garante que hábitos saudáveis podem ser transferidos de pai para filhos. A avaliação é da nutricionista especialista em Nutrição Esportiva Funcional, Fernanda Padovani.
Ela diz que a criança é fruto do meio e, se desde cedo os pais começam a introduzir alimentos saudáveis, o paladar da criança já começa a ser formado ali. Então, se acostuma o pequeno com frutas, verduras e legumes, o paladar da criança se adapta a isso. No entanto, se desde cedo começa a usar achocolotado, alimentos açucarados e industrializados, a criança vai moldar o paladar dela para essas coisas.
“Se a criança é criada num ambiente mais saudável, fica muito mais fácil ao longo da infância e em especial na adolescência, quando ela começa a ter mais autonomia, esses hábitos fazerem parte da vida dela”, avalia.
Segundo a médica, se no momento da concepção os pais são pessoas saudáveis, automaticamente a carga genética é transferida para o bebê e aumenta consideravelmente a probabilidade de nascer um bebê mais saudável. “As pessoas, às vezes usam a desculpa de se tornar obeso por problema genético, mas a verdade é que as pessoas se tornam obesas ou hipertensas, por causa dos hábitos de vida”, afirma. E reforça: “os pais tem uma responsabilidade muito grande na saúde ou na doença dos filhos”, avalia.
Acompanhe esta entrevista sobre hábitos saudáveis e comportamento ao programa Cotidiano, com a jornalista Rejane Limaverde, na Rádio Nacional de Brasília.
Audio Player
Download do arquivo MP3 clicando aqui.
in EcoDebate, 05/08/2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário