A espécie Plectranthus barbatus, popularmente conhecida como falso-boldo, pertence ao Filo Angiosperma, Classe Magnoliatae, Ordem Lamiales, Família Lamiaceae.
Trata-se de um uma planta perene; de aroma característico; com ramos de secção quadrangular; folhas opostas, ovadooblongas, pilosas; flores pentâmeras, azuis a violáceas, reunidas em rácimos.
Constitui uma das plantas mais citadas em levantamentos etnobotânicos de plantas medicinais do Brasil.
É uma espécie provavelmente originária da África, amplamente cultivada em todo o País.
São atribuídas à espécie, a utilização como tônico, digestivo, hipossecretor gástrico (para azia e dispepsia), carminativo, para afecções do fígado e ressaca alcoólica, propriedade anti-dispéptica atribuída à espécie.
P. barbatus é um eficiente analgésico, anti-hipertensivo e anti-diarreico e constitui a única fonte conhecida de forskolin, uma importante substância utilizada no tratamento de glaucomas, cardiopatias e asma. O diterpeno forskolin leva à ativação da enzima adenil ciclase e pode estimular a secreção gástrica, o que poderia explicar porque extratos da planta são comumente utilizados para o tratamento de distúrbios digestivos.
Todavia, a Resolução no 1757 de 18 de fevereiro de 2002 (Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, 2002) contra-indica o uso do Falso-boldo durante período gestacional.
Em estudo sobre a utilização de plantas medicinais relacionadas a eventos do ciclo reprodutivo feminino, verificaram indicações populares de P. barbatus para cólicas e para desencadear a menstruação.
– Modo de uso: As partes utilizadas do boldo são as suas folhas.
Chá de boldo para má digestão: adicionar 20 g da planta em 1 litro de água fervente. Deixar descansar por 10 minutos e tomar morno durante o dia, especialmente antes e depois das refeições.
– Efeitos colaterais do boldo: Os efeitos colaterais do boldo incluem aborto, vômitos, diarreia e problemas no sistema nervoso.
Referência:
Brandolt TDD, Rodrigues CC, Ferrão SMN, Silva GMB. Efeito do extrato de Plectranthus barbatus (Andr.) Benth no desempenho reprodutivo de Rattus novergicus (Berkenhout, 1769). Biotemas, 20 (2): 49-58, junho de 2007.
Link:
Nenhum comentário:
Postar um comentário