segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Boldo-do-chile (Tecendo saberes - Universidade Federal de Sergipe)


O boldo é uma planta muito usada em todo o mundo na medicina popular como remédio contra má digestão e doenças no fígado. É frequentemente indicada para pessoas que ingerem bebidas alcoólicas em grande quantidade. A ação do boldo é comprovada e acredita-se que a substância responsável pelos seus benefícios é o alcaloide boldina. Além da presença desse alcaloide, as folhas apresentam taninos, óleos essenciais e flavonoides.
Os benefícios do boldo são geralmente relacionados com a espécie Peumus boldus, uma Monimiaceae endêmica do Chile, popularmente chamada de boldo-do-chile.

Indicações: Distúrbios da digestão (dor de barriga), principalmente se acompanhada de espasmos, úlcera. Males hepáticos.

Propriedades: Diurético, colerético, colagogo, espasmolítico, analgésico, aumenta as secreções gástricas.

Modo de uso: Adicionar 1-2g das folhas do boldo em 150mL de água fervente. Preparar por infusão, sem abafar.

No entanto, a mesma substância que tem ação favorável pode causar riscos à saúde. Estudos comprovam que o chá de boldo em grandes quantidades pode apresentar certa hepatotoxicidade. Além disso, foi comprovado também o seu efeito teratogênico, ou seja, ele causa má formação do feto. O uso de boldo por grávidas também pode levar ao aborto. Vale destacar também que sua ingestão não é recomendada juntamente a anticoagulantes, pois a boldina causa inibição da agregação das plaquetas.

Curiosidades: O que chamamos popularmente de boldo-do-Chile, em algumas regiões do Brasil, é na realidade a Vernonia condensata, também conhecida popularmente como Alumã, Figatil, Boldo baiano e “Falso boldo-do-Chile”

Nenhum comentário:

Postar um comentário