UBS Serrano lançou Relógio das Plantas Medicinais no Corpo Humano
29/08/2018
A Unidade Básica de Saúde (UBS) Serrano lançou, nem 31/08, o Relógio das Plantas Medicinais no Corpo Humano. O objetivo é estimular a comunidade a usar adequadamente as plantas para prevenção e tratamento de doenças, além da manutenção do bem-estar.
O projeto é baseado nos ensinamentos da medicina tradicional chinesa. A teoria do Relógio Biológico Chinês afirma haver um horário mais adequado para se tratar cada parte do corpo humano. As plantas medicinais foram aliadas a esta teoria.
Beatriz Saling Vieira, gerente da UBS Serrano, explica que ervas específicas foram plantadas e cultivadas em 12 canteiros em formato de um relógio. “Cada canteiro corresponde a um órgão. Para cada órgão, recomenda-se o uso de uma planta, em determinado horário, com o objetivo de tratar problemas específicos”, esclarece.
O relógio recomenda, por exemplo, cuidar do estômago pela manhã, por meio do uso de manjericão ou camomila. Os rins devem receber atenção à tarde, com carqueja. Esses seriam os horários em que, segundo a medicina tradicional chinesa, esses órgãos estão mais ativos e, por isso, a ação das ervas seria mais eficaz.
São apoiadores do projeto a Pastoral do Pão, Pastoral da Criança, Associação de Moradores do Bairro Serrano e Conselho Local de Saúde.
Clarise Pereira da Silva, assistente social da SMS e incentivadora do projeto, lembra que, além da UBS Serrano, a unidade do bairro São Caetano também já tem o seu Relógio das Plantas Medicinais no Corpo Humano, assim como a comunidade do Vila Ipê, que cultiva o relógio dentro da horta comunitária do bairro. Segundo ela, o projeto também está sendo expandido às comunidades atendidas pelas UBSs Santa Fé e Belo Horizonte.
Práticas Integrativas e Complementares em Saúde
O uso de plantas medicinais integra as chamadas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics), inseridas na rede pública desde 2006. Atualmente, são 29 os procedimentos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Entre eles, fitoterapia, homeopatia, acupuntura, ioga, reiki, medicina tradicional chinesa, musicoterapia e ozonioterapia. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) tem uma comissão que trabalha na implementação das Pics junto à rede básica. O projeto Plantas Medicinais no Relógio do Corpo Humano é uma das iniciativas deste grupo.
Assessoria de Imprensa - SMS
Link:
Nenhum comentário:
Postar um comentário