Resenha:
Amanda Casoni - acadêmica de nutrição da Universidade de Taubaté (UNITAU)
Artigo:
SILVA, Inaiara Mirelly Germano da. Promoção de hábitos alimentares saudáveis no ambiente escolar: fortalecimento das ações de educação alimentar e nutricional e do programa de alimentação escolar. 2018. 61 f. TCC (Graduação) - Curso de Nutrição, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2018. Disponível em: <https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/23919/1/SILVA%2c%20INAIARA%20MIRELLY%20GERMANO%20DA.pdf>. Acesso em: 17 set. 2018.
O processo de obtenção de hábitos alimentares começa desde criança, como, por exemplo, na fase pré-escolar de 2 a 6 anos. Portanto, se justifica a importância da promoção e do incentivo para que as crianças já se habituem com uma alimentação saudável, visando também a prevenção de doenças que poderão ocorrer devido aos hábitos não saudáveis, inclusive, na fase adulta.
Mas como fazer as crianças se interessarem por um assunto pelo qual nem mesmo a maioria dos adultos se interessa? Bom, na pesquisa de SILVA (2018) foram usadas várias ferramentas para que a criança se motive aos hábitos alimentares saudáveis, como o teatro de fantoche.
No teatro de fantoche, os personagens mostram os malefícios do refrigerante, das bolachas e dos salgadinhos e os benefícios das frutas e de suas vitaminas.
Após o uso desta ferramenta, os autores observaram maior aceitação das crianças para o consumo das frutas quando eram servidas após o teatro.
Trabalhos como este, segundo conclusão da autora, "!é de suma importância para despertar a curiosidade, o conhecimento e o empoderamento das crianças e também da comunidade escolar para uma alimentação adequada e saudável e o fortalecimento do consumo da merenda escolar".
Algumas outras informações interessantes fornecidas pela autora:
"a alimentação inadequada e o sedentarismo contribuem para o desenvolvimento das doenças crônicas não transmissíveis"
"a implementação de atividades de educação alimentar e nutricional, já em tenra idade, possibilita a agregação de conhecimentos sobre alimentação e nutrição, que oportunizam a promoção da prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares mais saudáveis"
Obrigada professor!
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