quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Bagas de Gogi, o elixir da juventude?

As bagas de GOGI invadiram o mercado português, em 2011, através das incessantes reportagens televisivas que as anunciaram como as “bagas anti-envelhecimento”. Embora não existam estudos devidamente estruturados que comprovem a suposta forte atividade antioxidante em humanos, estas bagas têm sido vendidas em grande escala. 


Quanto à segurança do consumo das referidas bagas apenas foi feita advertência de que não devem ser consumidas em quantidade superior a 45 gramas por dia.

Ficou por contar que em 2001 e em 2008 foram publicados dois “case reports” que relacionam diretamente o consumo de chá de bagas de goji com o aumento do efeito de um medicamento anticoagulante – a VARFARINA. A interação manifestou-se, em ambos os casos, em episódios de risco hemorrágico elevado (INR de 4,1 e 4,97 respetivamente).

Aconselha-se cautela no consumo destas bagas em indivíduos medicados e desaconselha-se o consumo das mesmas a quem tome medicamentos como a VARFARINA (anticoagulante), FENITOÍNA (antiepilético), LOSARTAN (antihipertensor), FLUVASTATINA (antidislipidémico), entre outros.

REFERÊNCIAS:
Lam, A. Y.; Elmer, G. W. et al. Possible interaction between warfarin and Lycium barbarum L. The Annals of Pharmacotherapy 2001; 35 (10): 1199-1201.

Leung, H.; Hung, A. et al. Warfarin overdose due to the possible effects of Lycium barbarum L. Food and Chemical Toxicology 2008; 46(5): 1860-1862.

Para mais informações consulte www.oipm.uc.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário