segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Ceará: Formação sobre plantas medicinais reúne pessoas Fortaleza e Maracanaú

Nessa quinta-feira, 25/9/2014, horticultores de Fortaleza e Maracanaú, mobilizados pelo Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC), participaram de curso sobre fitoterápicos no Núcleo de Fitoterápicos (Nufito), em Messejana, Fortaleza. Ali, obtiveram conhecimentos sobre "farmácias vivas", plantas medicinais e práticas caseiras de preparação dessas plantas.

O MSMC, que desenvolve o serviço de horta comunitária para finalidade terapêutica, foi selecionado pelo Projeto Arranjos Produtivos Locais de Plantas Medicinais Fitoterápicas, realizado pela Secretaria Estadual da Saúde em parceria com a Universidade Federal do Ceará, financiado pelo Ministério da Saúde.
Nesse projeto, o MSMC vai sensibilizar as pessoas das comunidades para o cultivo e a produção de matéria prima para a produção do elixir de erva cidreira e para a ampliação e o adequado cultivo de plantas medicinais.

De acordo com a professora Mary Anne, "o projeto vai orientar as pessoas das comunidades sobre o uso correto das plantas medicinais, vai também capacitar profissionais e agregar valor aos arranjos produtivos já existentes".

Na formação de quinta-feira participaram Darlúcia Rabelo de Aguiar Caetano, Francisberto Carlos do Nascimento, Zilar Amaro Ferreira, Josefa Gonçalves da Cruz, Irivando da Silva Morais, Ivoneide Sousa de Abreu, José Carlos Bandeira Perreira, Maria de Lurdes Machado, Lucimar Moreira de Oliveira e Fabíola Marinho Marques. As exposições e orientações práticas e teóricas foram realizadas por Mary Anne Bandeira, Giovanni Soares, Carlos Soares, Angélica Brasil e Aleksandra Gomes.

Redação: Elizeu de Sousa

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário