quinta-feira, 16 de abril de 2020

Cúrcuma e seu uso em animais - 1

Texto:

Daniela Antonietti Pedra - Técnica em Radiologia e acadêmica de Medicina veterinária - UNITAU
Marcos Roberto Furlan - Engenheiro agrônomo e Professor - FIC e UNITAU

De origem Asiática, a Curcuma longa se adaptou em boa parte do território brasileiro, e como alguns denominam a espécie como açafrão-da-terra, é gerada uma confusão. Aliás, duas confusões, pois não se trata do verdadeiro açafrão (Crocus sativus), e a referência terra é por produzir rizomas. No entanto, alguns acreditam que é o caro açafrão usado na culinária e que é nativa do Brasil.

A cúrcuma também é usada na culinária, mas seu preço no varejo é quase irrisório se comparado com C. sativus. O baixo preço da cúrcuma é devido à facilidade de seu cultivo, e por propiciar uma colheita de até 50 toneladas por hectare. Além de ser utilizada diretamente na alimentação, dela se extrai também um corante, a curcumina. 

Suas atividades terapêuticas na saúde humana, como, por exemplo, antioxidante, anti-inflamatória e antitumoral, já foram comprovadas por meio de inúmeras pesquisas, tanto pré-clínicas como clínicas, graças, principalmente, devido a presença da curcumina. Atualmente, o foco principal é melhorar a sua biodisponibilidade.

Com relação ao tratamento ou uso para a saúde de animais também são encontradas pesquisas. Um ótimo exemplo é a Dissertação de Gabriela Campigotto, intitulada "Curcumina como aditivo na alimentação de cães: produção da ração e seus benefícios à saúde dos animais". Alguns dos resultados obtidos pela pesquisadora foram:

• como a curcumina tem diversas propriedades biológicas, foram escolhidos filhotes para o estudo, pois precisam de grande quantidade de nutrientes. E a cúrcuma também pode auxiliar no metabolismo aumentando a imunidade e tem presente uma molécula funcional que favorece o ganho de peso;

• as propriedades biológicas em destaque da curcumina são anti-inflamatória, anti-tumoral, anti-oxidante, anti-microbiano, anticoccidiano e hepatoprotetor;

• os resultados dos dois experimentos feitos pela pesquisadora foram positivos, pois foi observada uma redução significativa no número de linfócitos;

• nos cães que ingeriram curcumina, foi observada menor atividade de alanino-aminotransferase sérica, indicando seu efeito hepatoprotetor, e estavam todos saudáveis, com níveis séricos normais de glicose, ureia, triglicerídeos e colesterol; e

• portanto, o efeito antioxidante e anti-inflamatório foi capaz de minimizar os impactos causados pelos níveis exacerbados de radicais livres e pela peroxidação lipídica no sangue dos cães.

Referência

CAMPIGOTTO, Gabriela. Curcumina como aditivo na alimentação de cães: produção da ração e seus benefícios a saúde dos animais. 2019, 76 f. Dissertação (Mestrado em Zootecnia), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Chapecó, 2019.
Açafrão-da-terra – Wikipédia, a enciclopédia livre

quarta-feira, 15 de abril de 2020

Banana-figo em São Bento do Sapucaí, SP

Texto:

Gilberto Goulart Costa - acadêmico de Agronomia - UNITAU
Marcos Roberto Furlan - Engenheiro agrônomo - Prof. FIC e UNITAU 

Não muito conhecida no Brasil quanto deveria, mas com usos semelhantes ao da banana-da-terra, a banana-figo (Foto) tem suas curiosidades. Não se tem certeza de sua origem; crua alguns gostam mas a maioria não; além de banana-figo, é denominada, por exemplo, como banana-cacau, banana-jasmim, banana-pão, banana-sapo e banana-tanga.
Foto: banana-figo
Autoria: Gilberto Goulart Costa

Feita como a banana-da-terra, isto é, frita, fica mais doce e realça seu sabor. Também é gostosa consumida assada.

Comparada com as bananas nanica e prata, também sofre com as mesmas pragas, as doenças mal-do-panamá e sigatoka-negra, e o besouro da bananeira.

Depois de plantada, cerca de dois anos pode-se colher as bananas. Na região de São Bento de Sapucaí, a planta atinge cerca de 3,0 m.

Um texto com ótimas informações e receitas:

segunda-feira, 13 de abril de 2020

Plantas espontâneas e seus usos - beldroega

Texto

Janaína dos Santos Carvalho - acadêmica de engenharia agronômica - UNITAU
Marcos Roberto Furlan - professor e engenheiro agrônomo - FIC e UNITAU

Em Salesópolis, Estado de São Paulo, é comum encontrar em boa parte do ano, principalmente em solos bem cuidados, uma planta de caules ruivos que nasce em carreirinha, conforme a descrição de Guimarães Rosa no conto "Sarapalha", em "Sagarana". Nesta região, essa planta é denominada, quase que exclusivamente, por beldroega ou "berdroega" (Foto).
Foto. Portulaca oleracea.
Autoria: Janaína dos Santos Carvalho

No seu nome científico Portulaca oleracea, a menção no epíteto específico (oleracea) de que é uma planta comestível e cultivada em hortas. Além de beldroega, é possível encontrar em outras regiões, outros nomes populares para essa espécie, como, por exemplo, bredo-de-porco, caaponga, erva-gorda e salada-de-nego.

De origem duvidosa (Ásia ou Europa), no Brasil se adaptou em quase todo o seu território. Apesar de se espalhar na terra, pode ser que encontre exemplares de beldroega com até 0,5 m de altura, segundo a literatura. É do mesmo gênero da onze-horas (Portulaca grandiflora), mas as flores amarelas da beldroega são bem menores que as flores das variedades desta espécie. Em comum às diversas variedades de P. grandiflora, as folhas carnudas de formato oval e com coloração verde brilhante.

Na agricultura, a beldroega é indicadora de solo fértil bem estruturado, com bom teor de matéria orgânica e com boa capacidade de reter umidade. 

Como alimento, é considerada uma PANC (Planta Alimentícia Não Convencional), sendo consumida em saladas, refogados, omeletes e sopas. O consumo cru deve ser evitado para pessoas que tenha pressão alta, deficiência de ferro ou tendência a formação de cálculos renais, devido aos altos teores de ácido oxálico.

No ilustração, as indicações medicinais, características nutricionais e a respectiva referência.

Fitoterapia Sus x Mentha e piperita

Aula 1 Fisiopatologia dos sistemas parte 2

FAG Fisiopatologia dos sistemas parte 1

Como usar o Gengibre para sua saúde

Introdução a Fitoterapia no sistema endócrino metabólico

Conceitos gerais em fitoterapia

What Are the Best Foods?

Foods that Help Headache and Migraine Relief

What Are the Best Beverages?

The Role of Diet vs. Exercise in the Obesity Epidemic

The Role of Genes in the Obesity Epidemic

The Thrifty Gene Theory Survival of the Fattest