terça-feira, 23 de julho de 2019

Vademecum Colombiano de plantas medicinales


https://www.google.com/url?sa=i&source=images&cd=&ved=2ahUKEwj03-aWpczjAhWZHLkGHaDaAxYQjhx6BAgBEAI&url=https%3A%2F%2Fwww.minsalud.gov.co%2Fsites%2Frid%2FLists%2FBibliotecaDigital%2FRIDE%2FVS%2FPP%2FSA%2Fvademecum-colombiano-plantas-medicinales.pdf&psig=AOvVaw0ux1khn3touyIf8FQqg3LS&ust=1564013735456184

Plantas medicinales chilenas: experiencias de domesticación y cultivo de Boldo, Matico, Bailahuén, Canelo, Peumo y Maqui


Los secretos de las plantas: 50 plantas medicinales en su huerta

Das Plantas Medicinais à Fitoterapia: uma ciência em expansão


Plantas Úteis e Medicinais na obra de Frei Vellozo

Plantas e animais medicinais da Paraíba: visões da etnobiologia e etnoecologia


https://www.iesp.edu.br/sistema/uploads/arquivos/publicacoes/plantas-e-animais-medicinais-da-paraiba-visoes-da-etnobiologia-e-etnoecologia.pdf

Plantas medicinais utilizadas na região Oeste do Paraná

Série produtor rural: camomila

Autor: Bárbara Bueno Barbosa e Lindolpho Capellari Júnior.
Número de páginas: 42
Ano: 2019
SPR67.pdf (14.99 MB)

CANNAB18: (ESP) Los cannabinoides en enfermedades crónicas - Espacio de ...

CANNAB18: (ESP) Los cannabinoides en enfermedades crónicas. Anna Campos.

CANNAB18: (ESP) Los cannabinoides en enfermedades crónicas. Alberto Sain...

CANNAB18: (ESP) Los cannabinoides en enfermedades crónicas. Bryan Peguer...

Cannabis Medicinal y Cáncer 5. CANNAB18: (ESP)

Cannabis Medicinal y Cáncer 4. CANNAB18: (ESP)

Cannabis Medicinal y Cáncer 3. CANNAB18: (ESP)

Cannabis Medicinal y Cáncer 2. CANNAB18: (ESP)

Cannabis Medicinal y Cáncer 1. CANNAB18: (ESP)

Benefits of Flaxseed Meal for Weight Loss

segunda-feira, 22 de julho de 2019

Trevos nos quintais e oxalato

Texto:
Eloar Vanessa Souza Lopes: Bióloga e acadêmica de Nutrição - UNITAU
Marcos Roberto Furlan - Eng. Agrônomo - Prof. UNITAU

As plantas que nascem espontaneamente nos quintais, isto é, sem serem cultivadas possuem eficientes mecanismos de defesa. Alguns são baseados na produção de substâncias tóxicas e outros são considerados como fatores anti-nutricionais, pois prejudicam o aproveitamento de nutrientes pelo predador, inclusive o ser humano.

A maioria dos fatores anti-nutricionais é considerada como um composto bioativo produzido no metabolismo secundário dos vegetais, cujo principal objetivo é a adaptação da planta ao seu ambiente. 

Segundo Souza et al. (2019), esse fatores foram importantes, em um contexto evolutivo, para “atrapalhar” a digestão dos animais que ingerissem, por exemplo, as sementes dos vegetais, ou seja, para que o embrião das plantas pudesse sobreviver ao trato gastrointestinal do predador, ou para causar efeitos gastrointestinais adversos nos predadores, evitando que as plantas fossem consumidas numa próxima ocasião.

Dentre os compostos com ação anti-nutricional, é exemplo o oxalato de cálcio (foto 1). Esta substância forma cristais no formato de agulha, com o objetivo principal de defesa da planta, e também reage com cálcio e ferro, prejudicando a absorção desses nutrientes. No organismo do predador causa irritação e sensação de queima na garganta, por exemplo. Outra consequência dos oxalatos quando precipitados com o cálcio, é a formação de cristais insolúveis e cálculos renais nos indivíduos (LOBATO et al., 2017).

Algumas plantas ornamentais como a comigo-ninguém-pode, medicinais como a ruibarbo e comestíveis como a carambola ou a taioba, são ricas em oxalatos.

Com relação aos quintais, espécies que inclusive tem relação com o nome deste composto, são vistas com frequência e denominadas por trevo. Tem em comum o nome científico Oxalis, o qual deu origem ao termo oxalato.

Algumas espécies do gênero Oxalis são considerados alimentos não convencionais. Geralmente são consumidos crus, o que não reduz seu teor de oxalato. O cozimento dos vegetais pode reduzir em até 80% o teor de oxalato. Portanto, o consumo de trevo na salada, principalmente, deve ser com muito cuidado.
Foto 1. Oxalato de cálcio.
Foto 2. Oxalis sp
Eloar Vanessa Souza Lopes

Referências

LOVATO, Frederico et al. Composição centesimal e conteúdo mineral de diferentes cultivares de feijão biorfortificado (Phaseolus vulgaris L.). Brazilian Journal Of Food Technology, [s.l.], v. 21, p.1-6, 27 nov. 2017. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1981-6723.6817. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/bjft/v21/1981-6723-bjft-21-e2017068.pdf>. Acesso em: 20 jul. 2019.

SOUZA, Carla Giselly de et al. Fatores anti-nutricionais de importância na nutrição animal: Estratégias de diminuição dos efeitos anti-nutricionais. Pubvet, [s.l.], v. 13, n. 5, p.20-28, maio 2019. Editora MV Valero. http://dx.doi.org/10.31533/pubvet.v13n5a328.20-28.