sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Projeto "Plantando Saúde" ajuda na ressocialização de jovens

Data: 15.02.2014
Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde
Foto: Hmenon Oliveira/Arquivo

Adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em Planaltina realizam plantio e cultivo de plantas medicinais

PLANALTINA (15/2/14) – O projeto "Plantando Saúde" pretende ajudar na ressocialização de adolescentes e jovens de Planaltina que cumprem medida socioeducativa, por meio do plantio e cultivo de mudas de temperos e chás para uso terapêutico.

A iniciativa é uma parceria entre a Unidade de atendimento em Meio Aberto (UAMA) e o Centro de Práticas Integrativas de Planaltina (Cerpis), e os trabalhos são realizados em uma horta suspensa feita de materiais recicláveis na UAMA da região administrativa.

O Cerpis, convidado a participar da ação, começará a atuar no dia 20 de fevereiro, e também ajudará com doação de mudas.

"(Eles) lidam com a terra e exercem uma função social que ajuda em sua reintegração, e também realizam práticas de automassagem, tai chi chuan, que é um fator importante para a promoção da saúde, e ajuda a pessoa a cuidar de si mesma", explicou o gerente do Cerpis, Marcos Freire.

Segundo a assistente social da UAMA, Juliana Arraes, a ajuda do Cerpis é importante na concretização do projeto. "Necessitamos de apoio para atividades de formação com os adolescentes e suas famílias a respeito dos benefícios dos chás e temperos e apoio na realização de atividades corporais em saúde alternativa, como a automassagem e danças circulares", comentou.

Na UAMA, os adolescentes cumprem duas medidas socioeducativas: de liberdade assistida e prestação de serviços à comunidade. Eles estudam e trabalham fora da unidade e recebem acompanhamento, junto com suas famílias, de uma equipe com assistente social, psicólogo e pedagogo.

O Cerpis é pioneiro no tratamento com ervas medicinais. A unidade já atendeu pessoas de todo o Distrito Federal e Entorno, nas áreas de homeopatia, acupuntura, terapias comunitárias, automassagem, oficinas integrativas, e na distribuição e manipulação de produtos fitoterápicos.

(L.C/J.S*)

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário