quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Receitas com PANC - Parte 1

Conceição Trucom * et all

As Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) estão cada dia mais necessárias de nosso reconhecimento, consumo e valorização. Afinal, em momentos de transtornos climáticos são elas as que resistem aos maus tempos.

Recomendo muito a leitura do meu livro E se não houver alimento? (editora Irdin) para quem deseja saber mais. Também as várias Cartilhas sobre PANC que acompanham este livro. E para saber muito mais, recomendo o livro recém lançado do biólogo Valdely Knupp que contém 350 destas PANC, de vários biomas, em fotos e receitas da cultura brasileira.

Plantas Alimentícias Não Convencionais no Brasil
Um guia de identificação, aspectos nutricionais e receitas ilustradas

Decidi fazer esta série de RECEITAS com PANC, mas dentro dos conceitos da Alimentação Crua e Viva, Desintoxicante e Funcional, ou seja, vegana e integral: nada industrializado, tudo PANC!

Além das receitas aproveitamos para ilustrar BEM-BEM com imagens das PANC que temos plantadas em nossas casas, quintais, jardins, caminhos!

Vamos lá? 
Começando pelas primeiras...

Suco verde selvagem: DETOX & HIDRATANTE

Ingredientes: 3 xícaras (chá) de melão bem maduro (com casca e sementes) picado. Pode ser o melão que estiver na época, porque precisa estar bem maduro e doce. Suco fresco de 1 limão, 2 xícaras (chá) de trapoeraba só quebrada na mão (talos e folhas e flores se tiver), 1 pepino pequeno.

Preparo: bata tudo no liquidificador e coe numa PF1 se desejar.

O sabor é bem leite da terra: meio doce, meio salgado, meio azedinho. Aliás, no lugar da trapoeraba, ou junto com a trapoeraba, podemos usar a AZEDINHA que é outra PANC muito deliciosa em sucos e saladas.
Trapoeraba em florada. Lembrar que a trapoeraba para consumo humano é somente a de folha verde. As de folha roxa ou rajada 

NÃO são para consumo humano. Usamos somente para decoração...
Um canteiro de azedinha, que por ser rica em ácidos málico e cítrico, tem um sabor bem azedinho! 

Suco ARRETADO com Moringa
Por nosso assinante Marcio Roque

Segue meu suco selvagem de árvore (minha querida super poderosa moringa oleifera), não fiz um suco para o paladar fiz de limpeza, mas para min que estou acostumado gosto de todos.Ingredientes para 1 pessoa: como faço só para mim já acerto de olho a quantidade...

Moringa - malva (também conhecida como pelargônio) - ora-pro-nobis (aqui somente as folhas) - caruru - suco fresco de 1 limão - 2 colheres (sopa) de linhaça germinada - gengibre - maçã verde - pepino - chuchu.

Quantidades? Confira nas imagens a seguir. Deu um copo grande certinho...
As folhas da moringa são ricas em clorofila, sais minerais e proteína.
A malva (também chamada de pelargônio), tem aroma e sabor muito exóticos e agradáveis
O ora-pro-nobis é PANC arbustiva e seus galhos são cheios de espinhos
Por Elias Pereira
Ingredientes: 1 punhado de beldroega com folhas e caules, 200 grs de tomate cereja, 2 colheres (chá) de orégano fresco, suco fresco de 1 Limão, Sal marinho a gosto. Para balancear, decore com umas 2 castanhas do Paráralada grosseiramente (previamente hidratada por umas 4 horas).

Preparo: quebre os galhinhos da beldroega com as mãos, adicione os outros ingredientes e se delicie com esta deliciosa e linda salada.
Fartura de beldroegas...
Colhendo a Trapoeraba que em janeiro está exuberando abundância!

Salada de maxixe marinado com trapoeraba e tomate silvestre

Ingredientes: 6 maxixes bem madurinhos - folhas de trapoeraba verde - tomatinhos silvestres - suco fresco de limão e sal mineral a gosto.

Preparo: pique os maxixes em cubinhos e cruzinhe (marine) com as mãos no limão e sal mineral. Deixe marinando enquanto separa as folhas da trapoerada e corta os tomatinhos ao meio. Junte tudo numa saladeira e sirva para os convivas!
A trapoeraba no meio da mata... Perceba que está misturada com a de folha roxa, taioba... 
O maxixe é da família do pepino. Sua casca é mais durinha, mas se bem picadinho e bem marinado fica delicioso CRU. Em saladas ou como acompanhamento. 

Também dá para fermentá-lo com ervas... HUM!
Acredito que esta é a melhor forma de aprender...

PRATICANDO E SABOREANDO! 

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário