quarta-feira, 11 de abril de 2012

Anis ou alfavaca?

Foto: Elizabeth Cristina Carvalho

Não é anis, mesmo com seu aroma que lembra o anis-estrelado, mas qual "alfavaca" é?

7 comentários:

  1. Não tenho idéia, rs. Estou ansiosa pela resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para acabar com o suspense, é Ocimum carnosum, sinônimo de Ocimum selloi.
      Outra curiosidade: em algumas regiões é denominado de elixir-paregórico.

      Excluir
  2. Aproveitando que foi falado em alfavaca, gostaria de esclarecer uma dúvida. Tem os manjericões que tem um cheiro caracteristico e tem a alfavaca, que o cheiro é outro. Na internet em geral fala-se que são a mesma planta e colocam como Ocimum basilicum . E ai? Também já ouvi de um agrônomo num Seminário que a alfavaca (qual delas não sei) tem diferentes concentrações de Principio Ativo no decorrer do dia e se colher de manhã serve para um fim e se colher a tarde serve para outro fim. Sei que isto pode acontecer. Mas você poderia esclarecer melhor isto professor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas pesquisas indicam que após 13 ou 14h, há maior produção de óleo volátil em plantas como o manjericão, mas não há informações conclusivas sobre quais, e como são afetados, princípios ativos sofrem oscilações durante o dia.

      Excluir
  3. Sobre manjericões, há mais de 100 deles, todos pertencentes ao gênero Ocimum. E alguns são sinônimos de alfavaca, como, por exemplo, alfavaca-cravo = manjericão-cravo = favacão (Ocimum gratissimum).
    Mas há algumas espécies que são chamadas de alfavaca, e que não são do gênero Ocimum.
    Exemplo: alfavaca pode ser referência para o Plectranthus amboinicus (reveja no link http://quintaisimortais.blogspot.com.br/2012/04/hortela.html.)

    ResponderExcluir