sábado, 26 de outubro de 2013

Rio Grande do Sul: Mulheres participam de curso sobre plantas medicinais, aromáticas e condimentares em Caseiros

Dezoito mulheres, moradoras dos meios rural e urbano do município de Caseiros, participaram na quarta-feira (23) de um curso sobre plantas medicinais, aromáticas e condimentares. O curso foi promovido pela Emater/RS-Ascar e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo e foi realizado na sede do escritório municipal.

De acordo extensionista de bem-estar social e instrutora do curso, Giancarla Ottoni Passos, os objetivos foram capacitar pessoas na identificação e indicação das plantas medicinais, aromáticas e condimentares; transferir conhecimentos sobre cultivo, colheita, secagem, armazenagem e embalagem das plantas; além de orientar para o correto preparo de remédios caseiros e resgatar e sistematizar o conhecimento popular, através do relato e registro de experiências. “A correta identificação das plantas é fundamental para o uso correto das mesmas, além disso, o curso proporciona um resgate cultural sobre a utilização dessas plantas por meio da troca de experiências entre as participantes. O curso se torna um momento de aprendizado e integração”, avaliou Giancarla.

Na parte teórica o curso abordou a identificação das plantas, o uso correto, as plantas tóxicas, colheita, secagem e armazenagem. Já na parte prática foram preparados produtos como xarope caseiro, sabonete artesanal, pomadas, sal temperado, manteiga, patê de ervas, entre outros, que foram devidamente embalados e identificados. O curso tem carga horária de 16 horas e, no próximo encontro em novembro, será feito uma visita a um horto medicinal da região.


Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional Passo Fundo
Jornalista Vanessa Almeida de Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário