domingo, 20 de outubro de 2013

Sergipe: Horta transforma o ambiente da Escola Estadual Judite Oliveira

A comunidade da Escola Estadual Judite Oliveira está envolvida em uma iniciativa que contempla meio ambiente, educação e saúde. Trata-se da parceria da Secretaria de Estado da Educação (Seed) com o Projeto Verde e Saúde, na construção de hortas, cujo objetivo é informar, orientar e educar crianças, jovens e adultos sobre o plantio e o correto uso das plantas na alimentação e na saúde. Na última quarta-feira, 25, aconteceu a colheita da plantação, realizada há cerca de dois meses na unidade de ensino.


A aluna Stefani dos Santos participou do plantio do coentro. "Adorei plantar e depois conferir o coentro já grandinho, pronto para ser utilizado”. Da mesma forma, o seu coleguinha, o estudante Kawan Costa, que participou do plantio trazendo vasos e garrafas vazias. "É muito bom participar desse projeto. Aprendi a plantar e a colher, e também vou passar a me alimentar melhor, comendo alimentos saudáveis", comemorou.

"É mais um sonho que estou realizando", relatou Marcio Claussen, autor do projeto e voluntário na Escola Judite Oliveira. "Já desenvolvi hortas em outras unidades de ensino. Presenciar essas plantas crescendo e colorindo este ambiente é algo impagável", declarou Claussen.

Há cerca de três meses iniciaram-se os trabalhos com apresentação do projeto na escola e posteriormente o processo de plantio de mil mudas, que contou com a colaboração dos voluntários Marcio, Givaldo, José Ramos, além dos alunos e professores da instituição.

Segundo o diretor, Elton Mota, há muito tempo a unidade carecia de um espaço como este. "O projeto do senhor Claussen, o apoio da Secretaria, e o engajamento dos nossos alunos e comunidade fizeram com que tudo desse certo", destacou o diretor.

Para Ednéia Sobral, diretora do Departamento de Alimentação Escolar (DAE), o projeto é fantástico. "Sempre sonhamos em construir essas hortas nas escolas, e este projeto do Márcio, com o diretor Elton, que forneceu o espaço, é uma novidade. Só o fato de as crianças plantarem e terem o contato com a natureza já é algo maravilhoso. Aqui estamos plantando saúde", disse Ednéia Sobral.

Ednéia acrescentou que a horta é orgânica, e que os produtos serão inseridos na alimentação dos alunos. "Eles se preocuparam em plantar um alimento saudável. A nossa maior preocupação é com a qualidade dos alimentos que estamos fornecendo".

Projeto Verde e Saúde

O projeto é uma iniciativa do voluntário Marcio Claussen. "Visitando a Escola Reunida Oratório Festivo São João Bosco, tivemos essa ideia de fazer a horta. Fiz um projeto dentro da tecnologia popular, aproveitando as garrafas pet e os garrafões de água e começamos a construir. O Oratório tinha um pé de Pau Brasil, que é o símbolo nacional. Assim, o Pau Brasil se transformou no símbolo do nosso projeto", informou.

O senhor Claussen declarou que a horta da Escola Judite Oliveira já é a terceira construída. Segundo o engenheiro químico, o objetivo é promover a educação ambiental entre as crianças e usar a horta na alimentação. "O meu sonho, assim como do seu José e do seu Givaldo, é que cada escola tenha uma horta orgânica", declarou emocionado.

Colaboradores

A implantação do projeto na escola só foi possível graça à tríade, comunidade, governo e iniciativa. Juntos, o projeto Verde e Saúde rendeu frutos, ou melhor, hortaliças, que serão utilizadas na alimentação dos alunos e em prol da comunidade escolar.

Givaldo dos Santos, funcionário da escola, sempre teve contato com hortaliças. A experiência e a força de vontade de ajudar contribuíram para o projeto na escola. "Sempre sonhei em ver plantadas hortas nas escolas, porque a terra é para ser produzida. Os espaços ociosos atrapalham e são ambientes de proliferação de doenças como a dengue. Com a horta, eu cuido e zelo, a fim de proporcionar o produto na mesa das crianças", disse. 

Já o voluntário José Ramos ressaltou que executou o projeto com amor e carinho. "Pus-me à disposição para trabalhar na construção dessa horta porque sei a importância que isso representa. O senhor Márcio fez o projeto e eu apenas executei", relatou José Ramos. 

Plantando conhecimento

Para a professora Sandra Xavier do 2° ano do Ensino Fundamental, na escola existia um grande espaço físico, porém cheio de muito concreto. "A horta chegou como uma ideia interessante, porque é um espaço verde, área de fazermos atividades de aprendizagem, no campo da ciência e do ambiente geográfico da escola. É uma oportunidade de ser um lugar de atividade pedagógica. Como professora, posso explorar várias áreas do conhecimento", esclareceu.

A turma da professora Sandra ajudou na plantação das mudas de coentro. "Desde o início os alunos participaram trazendo as garrafas pets para a construção dos canteiros. Depois viemos conhecer que tipo de plantas iriam ser plantadas. Fizemos uma lista com os nomes de cada uma delas e o que nós poderíamos utilizar em saladas", disse.

Data: 26.09.2013
Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário