sexta-feira, 13 de abril de 2012

Remédios fitoterápicos já são realidade do SUS


O chá da vovó, a folha ou casca de determina da árvore e ainda a raiz já fazem parte do reconhecimento do SUS (Sistema Único de Saúde) no tratamento de algumas enfermidades. 


No Amapá, esta prática é muito conhecida, garantiu a assessoria de comunicação do Instituto de Pesquisas Cientificas e Tecnológicas do Amapá (IEPA), através do Centro de Plantas Medicinais e Produtos Naturais, Ângela Andrade. São 45 produtos elaborados com matérias-primas nativas da região obtidas através do extrativismo, cultivadas em área própria do IEPA e/ou fornecidas por pessoas das comunidades tradicionais do Estado, com supervisão técnica e controle de qualidade.


“O conhecimento tradicional das comunidades locais do Estado foi a grande fonte de incentivo para que pudéssemos transformar através de tecnologias próprias, os recursos naturais do Estado, em especial as plantas medicinais e os óleos vegetais, em fitoterápicos e fitocosméticos de acordo com as técnicas de boas práticas de fabricação, agregando valor aos mesmos, devolvendo às comunidades produtos de qualidade, baixo custo e eficazes”, esclareceu Ângela.“

Fitoterápicos

O Ministério da Saúde passou a financiar fitoterápicos na rede pública de saúde a partir de 2007. Inicialmente, apenas dois produtos constavam da lista do SUS. Atualmente, são 11 medicamentos. Todos eles são fitoterápicos industrializados, ou seja, registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), portanto, com eficácia e segurança comprovadas. 

Esses produtos, assim com os medicamentos tradicionais, passam por controle de qualidade e as empresas seguem as mesmas regras de boas práticas de fabricação utilizadas pelas fábricas dos alopáticos. O Ministério da Saúde orienta o uso desses produtos apenas na atenção básica. Os profissionais de saúde interessados em prescrever fitoterápicos devem estar capacitados nesta área. A responsabilidade da prescrição é dos profissionais de saúde. (Informações do MS)

http://www.jornalagazeta-ap.com/site/component/content/article/8-noticia-secundaria/529-remedios-fitoterapicos-ja-sao-realidade-do-sus.html

Data: 01.04.2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário