domingo, 5 de abril de 2020

Plantas espontâneas e seus usos - erva-de-santa-maria

Texto
Janaína dos Santos Carvalho - acadêmica de engenharia agronômica - UNITAU
Marcos Roberto Furlan - professor e engenheiro agrônomo - FIC e UNITAU

Em boa parte do Brasil ocorre essa espécie (Foto). O exemplar da foto, ainda não na fase reprodutiva, possuía cerca de 50 cm de altura e uma de suas principais características é o forte aroma que exala. Não ocorre em grandes quantidades, e no local, sombreado, se desenvolveu bem graças ao bom teor de matéria orgânica.
Foto: erva-de-santa-maria.
Autoria: Janaína dos Santos Carvalho

Dependendo da região essa planta recebe diferentes denominações. Por exemplo, no Sul e parte do Sudeste, é conhecida com erva-de-santa-maria. No Nordeste e no Norte é denominada por mastruz, mastruço ou mentruz. Nas outras regiões do Brasil, ocorrem essas denominações ou ainda outras, como, por exemplo, erva-lombrigueira, ambrósia ou mata-pulgas.

Com relação ao nome científico, ocorreram mudanças. Antes Chenopodium ambrosioides, agora Dysphaina ambrosioides. Saiu da família Chenopodiaceae e passou para a família Amaranthaceae.

Quanto aos muitos usos, ainda há poucos estudos que os comprovam, mas a frequência com que é mencionada para determinadas atividades é um bom indício de que poderá haver confirmação nas pesquisas.

Para animais, é usada como vermífugo e para contusões. Também há referência para repelir pulgas e piolhos, tanto em galinheiros quanto nos locais que abrigam cachorros e gatos.

Na agronomia, quando bem desenvolvida, indica solo bem arejado e rico em matéria orgânica.

Na saúde humana, com recomendação médica, é indicada para verminoses graças, principalmente, à presença em seu óleo essencial ascaridol. Mas tem que ter muito cuidado no uso, pois pequenas doses podem excitar a lombriga e essa, ao tentar sair, causa asfixia. E dose excessiva pode causar hemorragia. Vários outros usos são indicados pela medicina tradicional, tais como: anti-inflamatório, contra contusões, e para tratamento de problemas respiratórios.

Tendo o cuidado de refogar, para que reduza o teor do ascaridol, também é consumida como alimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário