domingo, 28 de junho de 2020

Plantas medicinais no tratamento de animais

Texto: 

Luana Salim Amâncio Silva: Acadêmica de Medicina Veterinária da Universidade de Taubaté 
Marcos Roberto Furlan: Professor Universidade de Taubaté e Faculdade Cantareira

Pesquisa com citronela no controle do carrapato do boi

Na criação de bois é frequente o ataque de pragas, com destaque para o carrapato do boi (Rhipicephalus (Boophilus) microplus). Além de se alimentar do sangue do parasitado, o carrapato também transmite doenças, como a babesiose e a anaplasmose (tristeza). Esse ácaro tem sido combatido com produtos químicos, os quais têm gerado resistência no parasita, além de poder causar problemas ambientais e deixar resíduos na carne ou nos seus derivados. 

Gueretz et al. (2020) recomendam o desenvolvimento de técnicas alternativas para o controle do carrapato do boi, com o objetivo de substituir ou reduzir a necessidade de controle químico dos parasitos, uma vez que a resistência é inevitável nos modelos de tratamento usuais.

Produtos naturais no controle do carrapato-bovino tem sido considerada um método importante no seu controle, bem como de outros ectoparasitas. A associação com outras estratégias de controle deve resultar em um alimento (carne, leite e seus derivados) livre de substâncias químicas que possam prejudicar o ser humano, o animal e o ambiente (AGNOLIN et al., 2010).

Agnolin et al. (2010) concluíram que a solução contendo 4% de óleo de citronela (Cymbopogon nardus (L.) Rendle), aplicada a cada sete dias, controlou a infestação de carrapatos. No período avaliado encontrou-se uma relação de 1:2,5 para o amitraz e o óleo de citronela, respectivamente, para controlar a infestação.

A citronela é uma planta de fácil cultivo (Foto abaixo). Sendo perene, poderá ser cultivada e rebrota, mesmo quando colhida suas folhas, de onde se extrai o óleo essencial. É de uso frequente em haras como repelente de moscas e pernilongos. Seu aroma lembra o do eucalipto-citriodora, pois também é rica em citronelal.

Referências

AGNOLIN, C.A. et al. Eficácia do óleo de citronela [Cymbopogon nardus (L.) Rendle] no controle de ectoparasitas de bovinos. Revista Brasileira de Plantas Medicinais, v. 12, n. 4, p. 482-487, 2010.

GUERETZ, J.S. et al. Remoção manual de Rhipicephalus microplus (Acari: Ixodidae) em bovinos, como uma alternativa ao uso de carrapaticidas em pequenos rebanhos. Brazilian Journal Of Development, v. 6, n. 4, p. 19060-19066, 2020. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv6n4-174.

HOCAYEN, P.A.S.; PIMENTA, D.S. Extrato de plantas medicinais como carrapaticida de Rhipicephalus (Boophilus) microplus. Rev. bras. plantas med., Botucatu, v. 15, n. 4, supl. 1, p. 627-631, 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-05722013000500001&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 abr. 2018.



Nenhum comentário:

Postar um comentário