quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Marmelo na saúde - 1

Texto:
Beatriz Garrido Boffette - Engenheira Agrônoma - Faculdade Integral Cantareira (FIC)
Maria Beatriz Pereira - Acadêmica de Agronomia - Universidade de Taubaté
Marcos Roberto Furlan - Engenheiro Agrônomo - FIC/UNITAU

Do purê de marmelo cozido com açúcar se faz a marmelada, doce tão comum no Brasil que parece ser feito de um fruto nativo. No entanto, o marmeleiro (Cydonia oblonga), pequena árvore frutífera pertencente à família Rosaceeae, é considerado, por alguns pesquisadores, de origem de regiões de clima amena da Ásia e da Europa. Seus frutos recebem o nome de marmelo, marmeleiro-da-europa ou pereira-do-japão.

O marmeleiro produz flores em tons de rosa e amarelo, e o seu fruto possui cor amarelada ou esverdeada. Do ponto de vista nutricional, fornece poucas calorias, muitas fibras, taninos , pectinas, vitamina C, é excelente fonte de antioxidantes.

Existem muitas formas para o consumo do marmelo, como, por exemplo, cozido, geleias, compotas, xaropes, licores e a já citada marmelada.

Pesquisa sobre seus usos medicinais


As folhas do marmeleiro são usadas na medicina popular para tratar ou prevenir doenças cardiovasculares. Além de um efeito demonstrado na trombose, Abliz et al. (2014), testaram o efeito sobre a dislipidemia, em um modelo de hiperlipidemia em ratos. Os autores concluíram que os extratos foliares têm efeitos hipolipidêmicos e hepatoprotetores, provavelmente relacionados ao aumento da capacidade antioxidante e do metabolismo das lipoproteínas no fígado e à inibição da lipogênese.

Referências:

ABLIZ, Ablat et al. Effect of Cydonia oblonga Mill. leaf extract on serum lipids and liver function in a rat model of hyperlipidaemia. Journal Of Ethnopharmacology, [s.l.], v. 151, n. 2, p.970-974, fev. 2014. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.jep.2013.12.010.

https://rotasaude.lusiadas.pt/marmelo-um-fruto-da-epoca/

https://clinicaspersona.com/marmelos-fruta-fantastica/

https://www.greenme.com.br/usos-beneficios/6058-marmelo-10-beneficios-para-a-saude-e-como-comer

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Quitte_Cydonia_oblonga-2.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário