sábado, 19 de maio de 2012

Consumo de uva x doenças cardiovasculares

A uva, fruta que possui grande aceitação em todo o mundo, pode ser consumida de diversas formas, como sucos, doces, geléias ou mesmo cruas. Apresenta além do sabor que agrada a maior parte da população, valor nutricional importante.
Estudos vêm sendo desenvolvidos para conhecer melhor o valor nutricional e os benefícios que a uva pode trazer ao organismo. Este fato pode ser observado através de pesquisa recente, a qual avaliou o efeito de extrato de uva isolada ou combinada com a suplementação de α-tocofero, em modelo de aterosclerose, utilizando camundongos. De acordo com os resultados, foi observado efeito sinergístico entre os polifenóis existentes na uva e α-tocoferol, resultando na redução da evolução da aterosclerose.
Outro estudo baseou-se no fato de que as doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de morte no mundo e o consumo de alguns alimentos está diretamente relacionado à prevenção destas doenças. Os dados obtidos pela revisão realizada neste estudo avaliam que o vinho, rico em polifenóis, fornece benefícios à saúde, diminuindo a agregação plaquetária.
Fonte: http://www.insumos.com.br/aditivos_e_ingredientes/materias/369.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário