sábado, 19 de maio de 2012

Grão de bico

Rico em proteínas, sais minerais, vitaminas do complexo B e ferro, o grão de bico estimula o funcionamento dos intestinos, devido à grande quantidade de celulose contida na casca. Do ponto de vista nutricional, o grão de bico é um excelente alimento. 


Também conhecido como o alimento da alegria, essa leguminosa possui em suas propriedades o triptofano (substância que provoca a produção de serotonina responsável pela ativação dos centros cerebrais). Um estudo recente comprova que o grão de bico combate a depressão, aumenta a ovulação das mulheres e ajuda no desenvolvimento das crianças, além de ser ótimo para tratamentos cardiovasculares, pois cada 100g de grão contém 6g de fibras, sendo nas sua maioria, fibras solúveis, que ajuda de forma bastante eficaz o organismo, colaborando para que somente seja absorvido pelo intestino as substâncias necessárias, eliminando assim o excesso de glicose (açúcar) e colesterol, o que favorece a diminuição do colesterol e triglicérides totais no sangue. 


O grão de bico é, ainda, um alimento prebiótico, ou seja, é um carboidrato não digerível pelo organismo, o que significa que possui uma configuração molecular que o torna resistentes à ação de enzimas e afeta beneficamente o hospedeiro, estimulando seletivamente o crescimento e atividade de uma ou mais bactérias benéficas do cólon, melhorando a saúde do seu hospedeiro. Dessa forma o grão de bico ajuda na manutenção da flora intestinal, estimula a motilidade intestinal (trânsito intestinal), contribui com a consistência normal das fezes, prevenindo assim a diarreia e a constipação intestinal por alterar a microflora colônica por uma microflora saudável, e possui efeito bifidogênico, isto é, estimula o crescimento das bifidobactérias.


Um comentário:

  1. Quanto coisa boa tem o grão de bico, cada dia vou descobrindo algo novo.
    Então, o grão de bico pode ser indicado para pessoas com problemas intestinais, fará muito bem.

    ResponderExcluir