quarta-feira, 10 de julho de 2013

Horta vertical: o espaço não é mais problema pra quem gosta de plantar

Montar uma horta vertical em casa ou na escola é mais simples do que se imagina

Por equipe da Reciclázaro, para a Agência Jovem de Notícias

A horta vertical constitui uma técnica indicada para quem não tem muito espaço para plantar, ao mesmo tempo que oferece soluções criativas para decorar lugares fechados – apartamentos, escritórios e até a escola. É também uma forma de pegar gosto pelas práticas que nos aproximam do meio ambiente onde vivemos.

O modelo em questão aplica-se às superfícies de paredes, colunas e biombos. A concepção varia significativamente, desde projetos mais simples e a preços acessíveis, até trabalhos sofisticados assinados por arquitetos e designers que adotam a proposta de verticalização de jardins e hortas para um público seleto. Mas qualquer que seja o nível social da demanda, o resultado final é convidativo.

O realizador vai usufruir das cores e aromas e ainda de uma alimentação saudável, sem necessidade de recorrer ao supermercado. Plantar uma horta independe de idade, renda e de habilidades especiais. Pode virar um hobby que faz bem ao corpo e à mente, uma verdadeira terapia frente às poluídas e agitadas metrópoles. Infelizmente, no cenário urbano já é comum, hoje, encontrar pessoas que nunca cuidaram de uma planta ou sequer colocaram as mãos na terra.

E por falar em terra, há quanto tempo o nosso olhar está fixo sobre asfalto e concreto? Só na zona leste de São Paulo, por exemplo, a impermeabilização do solo é de 65%. Mas enquanto não dispomos de áreas verdes na quantidade mínima necessária, que tal aprender a montar a horta vertical?

O método disseminado pela Associação Reciclázaro, a partir do seu Centro de Formação Profissional e Educação Ambiental (CEFOPEA), baseia-se na cultura orgânica (que não aplica agrotóxicos ou adubos químicos). O sistema recomendado permite o cultivo de hortaliças ou plantas ornamentais.
Como se faz?

Eis um passo a passo para orientar a montagem de sistemas verticalizados:

Primeiro escolha a espécie de planta que pretende cultivar. Lembre que deve ser compatível com o tipo de recipiente onde ela vai se desenvolver. É possível utilizar tubos de PVC, jardineiras, bombonas ou garrafas PET, que aqui será o recipiente adotado como modelo para o passo a passo.

Providencie os materiais necessários:

- Garrafas pet;

- Terra, substrato e matéria orgânica;

- Tesoura;

- Corrente reforçada;

- Suportes tipo “A” reforçados;

- Arame galvanizado;

- Alicate;

- Ganchos;

- Furadeira;

- Brocas e buchas.

As garrafas PET serão cortadas longitudinalmente para facilitar o plantio das espécies. Devem ser furadas do lado oposto ao plantio. Prenda as garrafas pelas correntes, que estarão penduradas no suporte à parede. Coloque a terra, substrato e matéria orgânica e comece o plantio. Regue moderadamente, todos os dias.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário