Rosa Branca
Foto: Alexandre Lombardi / Secom
Escrito por Silvia Arruda Sajo - ssajo@sorocaba.sp.gov.br - Sexta, 23 Janeiro 2015
Um levantamento feito no ano passado no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, mantido pela Prefeitura de Sorocaba, apontou a existência de plantas com potencial medicinal na flora nativa do local. O estudo, feito a pedido da presidente do Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba (FSS), Maria Inês Pannunzio, foi realizado pela botânica e professora Dra. Lidice Meyer Pinto Ribeiro, em parceria com Gecira de Camargo Silveira (Dona Ge), antiga floricultora da cidade e conhecedora leiga do assunto, como informante.
Vidal Dias da Mota Júnior, diretor de Gestão Ambiental e Zoobotânica da Secretaria do Meio ambiente, responsável pelo Jardim Botânico, explica que a partir deste levantamento a secretaria pretende aprofundar ainda mais o conhecimento sobre as plantas medicinais da cidade e da região. “Em breve, vamos desenvolver um projeto de coleção dessas espécies, que irá abordar e orientar a população sobre as plantas medicinais”, conta.
De acordo com a professora Lidice, após estudos, muitas destas plantas utilizadas popularmente na medicina tradicional revelaram propriedades terapêuticas cientificamente comprovadas. “Portanto, o reconhecimento de novas espécies já consagradas pelo uso popular tende a fornecer mais possibilidades de estudo e de descoberta de futuros medicamentos”, comenta a responsável pelo levantamento. “Por isso, este estudo é importante, como registro e manutenção deste valioso patrimônio para as futuras gerações”, completa.
Durante a pesquisa de campo, Lidice explica que foram mapeadas espécies vegetais de seu conhecimento, registrando-as através de fotografias para posterior identificação. O levantamento foi concluído com uma lista contendo quase 30 plantas medicinais, como erva cidreira, dente de leão, serralhinha, graviola e rosa branca, por exemplo.
“Através deste levantamento preliminar, pretendemos demonstrar para a população a riqueza do conhecimento leigo sobre o assunto, abrindo a possibilidade para novas pesquisas e registros”, conclui a botânica.
O Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, e está localizado na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações. A entrada é gratuita.
Uso popular e comprovado
Confira quais são os benefícios de algumas das plantas medicinais encontradas no Jardim Botânico de Sorocaba:
Graviola
Uso popular: Para tratamento do câncer
Preparo: Infusão das folhas. Beber ou lavar a ferida.
Uso comprovado: A atividade antinflamatória foi comprovada por estudos. Estudos sobre a possibilidade de sua ação anticancerígena têm sido realizados, mas ainda sem resultados conclusivos.
Rosa Branca
Uso popular: Para lavar os olhos
Preparo: chá/abafado - Colher as pétalas, deixar secar numa peneira à sombra por 1 dia. Colocar em saco de papel pardo pendurado até secar completamente. Guardar em vidro. Com um punhado de pétalas secas, abafar em água fervendo. Deixar esfriar e lavar a vista.
Outros usos: laxativas, adstringentes, antissépticas, calmantes, cicatrizantes.
Vassourinha
Uso popular: para gripe, tosse
Preparo: chá/abafado das folhas
Outros usos: tônica, eupéptica, para problemas gástricos, cansaço físico, além de ser utilizada em feridas e processos inflamatórios.
Uso comprovado: antinflamatório
Erva cidreira
Uso popular: calmante; para estômago e indigestão
Preparo: infusão ou cozido das folhas.
Outros usos: É tida como antiespasmódica, estomática, expectorante, antidiarréica, antirreumática e ansiolítica.
Uso comprovado: Possui citral (geraniale e neral) que tem ação antiespasmódica e levemente tranquilizante
Fonte: Levantamento preliminar de plantas medicinais no Jardim Botânico de Sorocaba/ Botânica responsável: Profª Dra Lidice Meyer Pinto Ribeiro. Informante: Gecira de Camargo Silveira (Dona Ge)
Link:
Nenhum comentário:
Postar um comentário