sexta-feira, 18 de maio de 2012

Noz-moscada na Medicina Tradicional Chinesa

A noz-moscada tem a sua história bem detalhada, pois era uma das especiarias cobiçadas na época das grandes navegações. No entanto, mesmo tendo fama como condimento, ainda são poucos os países produtores, com destaque para a Indonésia e o Sri Lanka. O Brasil, apesar de suas extensas áreas, não investe no plantio dessa especiaria, e somente é importador a noz-moscada.

Em nosso país, alguns acham que a planta nasce espontaneamente. Mas esta confusão ocorre porque há plantas que também recebem o nome de noz-moscada, principalmente porque o aroma é um pouco semelhante, como, por exemplo, a Virola surinamensis, a Cryptocarya moschata e a Alpinia zerumbet.

A famosa noz-moscada, consumida em todo o mundo (um bocado cara), é uma árvore, cujo nome científico é Myristica fragans Houtt., e cuja origem está na Indonésia. A sua semente é a parte aproveitada como condimento, mas também tem o produto denominado de macis, mais caro do que a própria semente, o qual é obtido do arilo da semente.

Além do uso na fitoterapia, com usos, por exemplo, como antimicrobiana e antioxidante, as sementes raladas fazem parte de pratos domésticos e estão presentes nas indústrias de doces, de salgados e de bebidas. O óleo volátil, obtido das sementes, faz parte de fitoterápicos.

Sobre efeitos tóxicos, as gestantes devem evitar a dose de 2 a 3mg/kg por ser abortivo, acima de 5 gramas é considerada alucinógena.

Com relação à sua composição química, o óleo de macis possui uma quantidade mais elevada de miristicina, princípio alucinógeno, do que o óleo de noz-moscada.  Também fazem parte, por exemplo, os princípios elemicina, safrol e trimiristina, os quais produzem efeitos ansiogênicos, similares aos agonistas da serotonina e o eugenol, que possui atividade antioxidante, com inibição da produção de óxido nítrico, considerado o causador do efeito afrodisíaco devido às suas propriedades vasodilatadoras e de relaxamento da musculatura lisa.

A noz-moscada na MTC

Aroma, cor e sabor são alguns dos princípios usados na cozinha da MTC.
Cada elemento – Água (R/B), Madeira ( F/VB), Fogo (C/ID), Terra (E/BP) Metal (P/IG),  atende a um conjunto de características, seja na natureza, na personalidade, na constituição física/emocional e, no caso deste artigo, nos sabores do qual o tempero escolhido foi a noz-moscada. 

A noz-moscada é utilizada na Medicina Tradicional Chinesa, para ativar o Yang, gerando calor e energia no indivíduo. Ela regulariza o Aquecedor Médio (Estômago, Baço/Pâncreas, Vesícula Biliar, Fígado), reduz o Yin, regula e favorece o Qi (energia), remove estagnação de Xue (sangue), reduz inchaços/edemas, melhora as dores abdominais e favorece a digestão.

Texto: Acupunturista Fabia Cilene Dellapiazza e Marcos Roberto Furlan


Um comentário:

  1. e, era a principal matéria prima da coca-cola que substituiu por substancias química

    ResponderExcluir