Luiz Fernando Miranda e Karla Silva Ferreira*
Oriunda da Ásia há 1500 a.C, a lichia (Litchi chinensis Sonn.) só começou a ser cultivada e comercializada no Brasil em 1970. Após virar febre no verão conquistando os brasileiros até na forma de sorvete, a lichia vem ganhando espaço nas dietas da moda não apenas pela boa aparência e sabor doce, mas também pelos benefícios à saúde que pode proporcionar.
Além de ser rica em vitamina C, a fruta contém elevados teores de substâncias antioxidantes, por isso seu consumo pode favorecer a prevenção de doenças cardiovasculares e neurológicas, tumores, redução da resistência à insulina, além de possuir ação antiinflamatória. O efeito antioxidante é atribuído aos compostos fenólicos, as antocianinas e flavonoides, presentes em maior concentração na casca da fruta, de onde se originam os extratos concentrados de lichia utilizados em pesquisas farmacológicas. Na tabela 1 é informado o teor de nutrientes em 100g da fruta.
Tabela 1
Na gastronomia e comércio, a lichia é utilizada e ofertada na forma fresca, enlatada, congelada, desidratada, sucos, vinhos, picles, compotas, sorvetes e iogurtes. Na tabela 2, é mostrada a comparação do teor de nutriente em 100g de lichia comercializada na forma fresca, congelada e desidratada. Em função da menor quantidade de água na lichia desidratada, os nutrientes ficam mais concentrados, e comparativamente, em maior quantidade.
Tabela 2
Embora existam estudos correlacionando o consumo de lichia e perda de gordura corporal em ratos, não há comprovação do mesmo efeito em humanos. Ainda assim, muitos fabricantes de suplementos e editoras de revistas populares se precipitam ao informar que comer lichia emagrece. Com isso, a venda de produtos destinados à estética corporal aumenta, e os preços dos mesmos sobem em função do sucesso de venda, mas não do efeito fisiológico prometido.
Portanto, se você teve a ideia de incluir a lichia no seu cardápio, a atitude é saudável, pois a fruta é rica em vitamina C e pouco calórica. Todavia, devemos ficar alertas com as propagandas de alimentos exóticos, muitas vezes pouco conhecido pela ciência de alimentos, mas com promessas milagrosas em capas de revistas, sempre acompanhadas de imagem de abdomens sarados!
* Doutorando e professora do Laboratório de Tecnologia de Alimentos (LTA) da UENF
Postado por Ciência UENF
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