quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Fitoterapia atuando na clínica de pequenos animais: lesão por mordedura em cão


Acadêmico(s): Alaina Diniz, Gabriel Fernando Terci, Jeferson do Nascimento, João Manoel de Mattos e Nayara Carine Maia de Almeida.
Orientadora: Claudia R. Vieira Rocha Coeli - Médica Veterinária

Texto

Introdução

A Fitoterapia vem desempenhando um papel importante dentro da Medicina Veterinária atualmente. Cresce a cada dia o uso de plantas medicinais tratando patologias tanto de grandes quanto pequenos animais. O uso de plantas medicinais pode ser empregado de várias maneiras como: compressas, chás, banhos, cataplasmas e até mesmo em pomadas. Neste trabalho, optou-se por usar ervas em forma de pomada para lesões por mordedura entre cães, o qual ocorreu uma laceração grave no membro posterior de um cão. O medicamento em questão possui poderes cicatrizantes e anti-sépticos.  

Objetivos

cicatrização de lesões de pele
poder anti-séptico e cicatrizante do medicamento em questão
uso de um produto natural como medicamento

Métodos

Foi atendido no hospital Linus Brauchener , município de União da Vitória-Pr, um cão da raça SRD, macho que foi atacado por outro cão, ao qual apresentou uma laceração em membro posterior.Usou-se medicamentos alopáticos como antibiótico e analgésico. Após fez-se a limpeza da  lesão e optou-se por usar a pomada fitoterápica que os próprios alunos manipularam. A pomada foi elaborada em uma diluição de 10% com as ervas: Persea pvrifolia (pau-andrade), Copaifera officinalis (copaíba) e Calendula officinalis (calêndula) em vaselina sólida. É de suma importância respeitar o período de inflamação, não permitindo a cicatrização rápida da lesão. Lesões por mordedura em cães são altamente contaminadas, pelo fato da boca do animal apresentar bactérias de alto grau de contaminação, não podendo no entanto a sutura da lesão.

Análise

O tratamento com a pomada fitoterápica começou a ser usada no dia 15/08/12.
A cicatrização ocorreu lentamente como o desejado. O medicamento foi  aplicado duas vezes ao dia, após a limpeza do ferimento.Importante também evitar deixar  a lesão exposta, para que não venha ocorrer a contaminação secundária por insetos ou outros meios de contaminação.

Conclusão
           
Conclui-se com o presente trabalho que a Fitoterapia é de grande valia para a Medicina Veterinária. Mais estudos e pesquisas devem ser realizados no intuito de se provar a sua eficácia em patologias de todos os tipos em animais. Os alunos acreditaram e preparam o medicamento, afim de ajudar na recuperação do animal. O cão apresentou uma resposta satisfatória ao medicamento, ocorrendo a total cicatrização do ferimento, em um tempo de 45 dias.

Referências bibliográficas

FINTELMANN, V. et al. Manual de Fitoterapia. Ed. Koogan, 11 ed., 2010

FERRO, D. Fitoterapia-Conceitos Clínicos. Ed. Atheneu, 2008.

LORENZI, H. et.al. Plantas Medicinais no Brasil. 2 ed., 2008.

2 comentários:

  1. Enquanto só lemos não damos o valor necessário para a fitoterapia, eu falo pela minha pessoa, eu vi com os meus próprios olhos e mãos (pois fazemos direto em nossos animais) o valor que tem a fitoterapia. É impressionante o resultado.
    Agradeço muito a Profª. Claudia R. Vieira Rocha Coeli - (M Vet), nossa profª da UNIGUAÇU e ao Profº Marcos Roberto Furlan -(Eng Agron.) por passar para nós todas essas informação e experiencias. MUITO OBRIGADA POR SEREM ESSAS PESSOAS MARAVILHOSA.

    Fabiana Wolff.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fabiana!
      Eu que agradeço a atenção que tem dado pela fitoterapia.
      E parabéns também para a UNIGUAÇU e à Claudia.

      Furlan

      Excluir