Do blog: http://www.entrepanelasetigelas.com/
“Creme dental é ótimo para tratar queimaduras”
Quem passa pasta de dente na pele afogueada sofre em dobro: primeiro para espalhar o creme, depois para retirá-lo da cútis sensível. “O ideal é não aplicar nada sem a orientação de um médico. A pessoa pode se surpreender negativamente com os efeitos de certos produtos”, avisa Denise Steiner, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia. O mesmo vale para clara de ovo, borra de café, manteiga…
“Cerveja preta aumenta a produção de leite materno”
“A mulher precisa de muita água, frutas e leite de vaca, mas nada de cerveja”, atesta o ginecologista Eduardo de Souza, do Hospital São Luiz, em São Paulo. Essa polêmica, diga-se, voltou quando a cantora americana Mariah Carey declarou que tomava a bebida durante o aleitamento de seu bebê com esse fim…
“Usar boné faz o cabelo cair”
Os fios ficam aprisionados embaixo do chapéu, mas isso não significa que o adereço os faça se desprenderem do couro cabeludo. “Os bonés podem promover a dermatite seborreica — a caspa — e a quebra dos cabelos, mas não provocam a calvície”, desmitifica o tricologista Adriano Almeida, diretor da Sociedade Brasileira do Cabelo.
“Manga com leite faz mal”
No Brasil colonial, os senhores de engenho não queriam que os escravos tomassem leite, um artigo caro à época. A manga, por outro lado, era abundante. Daí surgiu a lorota de que misturá-los não seria bom para o estômago. “A manga é rica em antioxidantes e o leite é a nossa principal fonte de cálcio. Juntá-los não traz nenhum problema”, libera a nutricionista Elaine Rocha de Pádua, da Universidade Federal de São Paulo.
“Chocolate causa espinhas”
O cacau, matéria-prima do produto, não é responsável pela acne. “Alguns estudos mais recentes relacionaram o problema com derivados do leite e alimentos adocicados em geral”, diz a dermatologista Denise Steiner. Se você é daqueles que comem chocolate e veem a pele pipocar, invista nos meio amargos, com menos gordura e açúcar.
“Água com açúcar acalma os nervos”
Os grãos adocicados até induzem a liberação da serotonina, um neurotransmissor ligado ao bem-estar. Mas a reação não é tão ligeira assim. “É muito mais válido e saudável oferecer um chá de camomila ou um fitoterápico à base de maracujá”, sugere a nutricionista Elaine Rocha de Pádua.
“Não pode engolir chiclete porque ele gruda no estômago”
As gomas de mascar não foram feitas para serem devoradas. Porém, se você estiver distraído e, depois de tanto mastigar, passar o chiclete goela abaixo, não se preocupe: “Ele sai com as fezes em até 24 horas”, acalma o gastroenterologista José Roberto de Almeida, presidente da Federação Brasileira de Gastroenterologia. Só não faça disso um hábito: aí, sim, o material pode acumular.
“Soprar o machucado faz a dor passar mais rápido”
Quando a criança rala o joelho, é comum alguém assoprar a ferida na tentativa de aliviar a chateação. Mas essa atitude é até perigosa: “Ao fazer isso, você está jogando diversas bactérias para dentro da lesão”, adverte o pediatra Tadeu Fernando
“Estalar os dedos dá artrose”
Se você tem o hábito de esticar as juntas até ouvir aquele barulho, pode até incomodar quem está por perto, mas estudos não encontraram ligações dessa mania com a artrose. “Em compensação, há evidências de que esses movimentos podem causar inchaço nas juntas e diminuição da força na mão”, salienta a fisiatra Pérola Grinberg Plapler, do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas de São Paulo.
“Ler no escuro estraga a vista”
Isso cai por terra ao primeiro olhar mais atento. “Na pior das hipóteses, ler no escuro causa fadiga ocular e dor de cabeça, o que pode ser resolvido com uma boa iluminação local”, garante o oftalmologista Omar Assae, do Hospital Cema, em São Paulo. Em situações de pouca luminosidade, a pupila se dilata e a profundidade do foco fica reduzida. Mas esse esforço para enxergar as letrinhas não vai se transformar em miopia.
“Bolo quente dá dor de barriga”
Outra história sem pé nem cabeça, dizem os médicos. Ora, quando a comida passa pelo esôfago, o corpo já se adapta à sua temperatura. “O restante do aparelho digestivo não nota se um alimento está quente ou frio. O que pode causar algum mal-estar é a quantidade ingerida ou algum ingrediente”, diz o gastroenterologista José Roberto de Almeida.
“Tomar friagem com o cabelo molhado dá dor de garganta”
Sair no frio depois de tomar um banho quente não faz nada bem para o organismo, mas essa atitude não está relacionada a incômodos na garganta ou febre. “O grande perigo é o choque térmico, que, dependendo da intensidade, pode até causar uma parada cardíaca”, alerta o pediatra Tadeu Fernando Fernandes.
Link:
Nenhum comentário:
Postar um comentário