domingo, 20 de setembro de 2015

Ruraltins implanta horta com plantas medicinais em assentamento de Formoso do Araguaia, Tocantins

16/09/2015 - Alaides Cardoso/Governo Tocantins 

Pequenos produtores rurais do Projeto de Assentamento Pirarucu, situado no município de Formoso do Araguaia, na região sul do Estado, recebem nesta quinta-feira, 17, oficinas sobre preparação de remédios caseiros e implantação de horta com ervas medicinais. A ação será promovida pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), por meio do escritório local de execução de serviços. 

De acordo com a extensionista Leida Thomé, a iniciativa faz parte de um projeto social do órgão que visa socializar conhecimentos entre os agricultores e fortalecer uma tradição local. “Os conhecimentos que os moradores do assentamento possuem sobre os benefícios das ervas é uma tradição que vem sendo passada de geração em geração, e nosso objetivo é justamente esse, valorizar e fortalecer essa cultura”, disse a extensionista.

Ainda segundo Leida Thomé, as atividades serão direcionadas a 20 mulheres moradoras do assentamento que durante a oficina Irão confeccionar xarope para controle da tosse e outros sintomas da gripe. “A receita do xarope será preparada com a utilização de ervas bastante comum em nosso Estado, como o sabugueiro, malva do reino, hortelã, capim santo, cidreira e o eucalipto. Esse xarope tem grande eficácia no combate a tosse, causada pela gripe”, informou.

A capacitação conta também com a distribuição de material informativo contendo diversas receitas de remédios caseiros. Para a implantação da horta serão utilizadas mais de 50 mudas de diferentes plantas medicinais.

Palestra

Ainda nesta quinta-feira, 17, a partir das 14h, o público masculino do Projeto de Assentamento Pirarucu participa de uma palestra sobre a Fumagina, doença causada por fungos, que vem atacando as plantações cítricas da região.

Conforme o extensionista Ivan de Sousa, a intenção é orientar os produtores sobre os cuidados com a plantação e como evitar as infestações dos pulgões nos pomares de laranja e limão, culturas bastante comum nas pequenas propriedades rurais. 

See more at:

Nenhum comentário:

Postar um comentário