sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Resenha sobre artigo relacionado ao atendimento multidisciplinar na modificação dos hábitos alimentares e antropometria de crianças e adolescentes com excesso de peso

Autoria da resenha: 

Mariane Belfort dos Santos – acadêmica de Nutrição da Universidade de Taubaté 

Referência do artigo:
SILVEIRA, Adriana Márcia et al. Efeito do atendimento multidisciplinar na modificação dos hábitos alimentares e antropometria de crianças e adolescentes com excesso de peso. Revista Médica de Minas Gerais, v.20, n.3, p. 277-284, 2010. Disponível em: http://rmmg.org/exportar-pdf/350/v20n3a02.pdf. Acesso em: 01 de fev 2019. 

Resenha

As autoras, vinculadas à Universidade Federal de Minas Gerais, desenvolveram artigo científico com o objetivo geral de verificar se o atendimento multidisciplinar proporciona modificações dos hábitos alimentares e nos parâmetros antropométricos. 

Na pesquisa foram comparados dois grupos. Um com crianças e adolescentes entre seis e 16 anos, com sobrepeso ou obesidade, atendidos por equipe multidisciplinar, considerado grupo-teste, e um outro grupo atendido apenas por nutricionista. Cada grupo contou com 22 participantes. 

Para obtenção dos resultados, avaliou-se o comportamento alimentar por meio do “questionário de frequência alimentar semi-quantitativo” (QFASQ), aplicado no início do estudo e após 12 semanas de intervenção. Tanto no início quanto uma vez por mês, foram aferidos: peso, estatura, circunferência abdominal, circunferências do quadril e do braço, e foi calculado o índice de massa corpórea (IMC). 

Os autores observaram, dentre outros resultados, que quanto às repostas antropométricas e alimentares, o grupo que contou com o auxílio da equipe multidisciplinar obteve melhores desempenhos. Justificam que se deve ao fato de que crianças e adolescentes se desenvolvem melhor a partir do momento em que criam vínculos com os diferentes profissionais que os ajudam, pois possibilita maior contato com a criança e o adolescente, melhor interação e mais adesão ao tratamento

Outras informações que se destacam no artigo são:

1. a obesidade infantil é um dos mais críticos problemas de saúde pública na atualidade e vem aumentando em países desenvolvidos e em desenvolvimento; 
2. o aumento do número de obesos pode ser atribuído, por exemplo, ao avanço da modernidade; e,
3. com isso, é necessário buscar medidas para reverter tal situação.

O artigo demonstra que o tratamento realizado com equipe multidisciplinar produz melhores resultados do que apenas quando realizado por apenas um profissional. No entanto, é essencial que haja interação entre os membros dos grupos, para que assim o objetivo do grupo decorra de maneira mais agradável e que estimule os participantes para a continuidade. 

Portanto, o atendimento por equipe multidisciplinar poderá promover alteração positiva em algumas das medidas antropométricas e melhora nos padrões alimentares, além de prevenir possíveis problemas cardiovasculares e outras complicações. 

Do Apricot Seeds Work as an Alternative Cancer Cure?

Does Laetrile (Amygdalin or Vitamin B-17) Work as an Alternative Cancer ...

Flashback Friday: Does Meditation Affect Cellular Aging Telomeres & Cap...

Is Butter Really Back? What the Science Says

Flashback Friday: Heart of Gold -Turmeric vs. Exercise

Fruta do cerrado melancia de tatu mas esse novidade pra vcs confiram

PANCs do Cerrado Norte mineiro: Mato no prato

O bolo de arroz de Mato Grosso é declarado prato típico do estado - Bloco 3

PLANTAS NATIVAS DE LOS INCAS PARA PREVENIR EL CANCER EN EL CENTRO DE INV...