sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Tuturubá, a fruta

05/02/2013 POR PANAKUI

Aos seis anos eu a comi. Em um campo, debaixo de uma grande árvore, a vi pela primeira vez. Uma fruta do tamanho de uma goiaba, meio esverdeada, quase amarela. Sua carne é amarela-ouro. Parecia com a gema de ovo cozida. Eu a mordi e senti o sabor único da primeira mordida. A massa prendeu no céu da boca, alongando assim a degustação. A semente era dura e brilhosa e por um tempo eu a tive nas mãos.
Depois da experiência, passei anos e décadas sem rever a fruta. Não sabia o nome, mas não esqueci o sabor.

Nesta manhã, no Sítio Panakuí, saboreei a fruta. Chama-se Tuturubá. Tenho vários pés de Tuturubá, no Sítio, todos bem jovens. As primeiras frutas estão saindo. Rapidamente recolhi algumas frutas, após sacudir o pé. Então, fechei os olhos e revivi a experiência da primeira mordida.


Tuturubá é uma planta rica, rara, como tantas frutas nativas. Agora, vou recolher as sementes e produzir as mudas de Tuturubá. Também iremos produzir cremes, sorvetes e outras receitas com a Tuturubá.

Link:

63 comentários:

  1. Lembrei da minha infancia no maranhao

    ResponderExcluir
  2. Lembrei da minha infancia no maranhao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, Gercivaldo! Precisamos preservar informações sobre nossas plantas.

      Excluir
  3. Comi só uma vez não existe sabor igual muito saborosa a fruta a fruteira é muito difícil de se achar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Frutas nativas, com algumas exceções, podem se extinguir.

      Excluir
    2. Amigo... Estou precisando de mudas de tuturubá, como faço pra conseguir

      Excluir
    3. TEMOS MUDAS DE TUTURUBA CO 30 CM PRONTAS PARA PLANTIO frutiferas da amazonia.com (21)996222764

      Excluir
  4. Estamos realizando um trabalho de pesquisa de quimica sobre Flavonoides e outros extratos do Taturubá, é fascinante.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Preciosos aliados na prevenção de doenças

      Excluir
    2. Essa árvore da frutos com 5 anos e deveria ser replantantada pelas autoridades, so de um pé paguei R$-150,00 pelas polpas que foram recolhidas em poucos dias, fora o que se perdeu.Com mais ou menos 600g, l lata de leite condensado e creme de leite da um bom creme.E poderia ser comercializado como sobremesa.

      Excluir
    3. Essa árvore da frutos com 5 anos e deveria ser replantantada pelas autoridades, so de um pé paguei R$-150,00 pelas polpas que foram recolhidas em poucos dias, fora o que se perdeu.Com mais ou menos 600g, l lata de leite condensado e creme de leite da um bom creme.E poderia ser comercializado como sobremesa.

      Excluir
    4. conheci esta fruta aqui em Buritis Rondônia,a principio como fruta banana,demorou mas descobri o nome correto,já fiz varias mudas para distribuir

      Excluir
    5. Maravilha de comentários, Lucas e Josiel. Abraços

      Excluir
  5. Eu comi muito essa fruta na minha infância no Maranhão...se possível me made uma semente por favor.

    ResponderExcluir
  6. Tuturubá, sabor da minha infância em Sao joao dos Patos no Maranhão. Só havia um pé, pertinho do Paudói, o poço
    Da cidade. Que saudades!

    ResponderExcluir
  7. Achei um pé com uma fruta parecida com essa fiquei com medo de comer desculpa a pergunta pra quem gosta mas ela tem cheiro de leite azedo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acabei de conhecer essa fruta " tuturubá", o fruto é delicioso e não se compara a nada, eu particularmente não senti cheiro de leite azedo, fiquei mais impressionada com o sabor.

      Excluir
    2. Obrigado, Abgail! Antonio, ela respondeu sua pergunta

      Excluir
  8. Também comi esta fruta há muito tempo, por volta de 48 anos. Gostaria muito de voltar a comer desta fruta. Moro em Brasília, alguém pode me informar onde consigo comprá-la?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não temos aqui no Vale do Paraíba, infelizmente

      Excluir
    2. moro na minha terra natal tem uma localidade que tem bastante

      Excluir
  9. Também comi esta fruta há muito tempo, por volta de 48 anos. Gostaria muito de voltar a comer desta fruta. Moro em Brasília, alguém pode me informar onde consigo comprá-la?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, James! Não temos. Se colocar em pesquisa no google, como tuturuba mudas para venda, consegue

      Excluir
  10. Bom dia, encontramos essa fruta por acaso quando caminhava na mata de nosso sitio,provamos e nos encantamos,eu e meu marido, tem muitas arvores espalhada por 7 hectares de mata,vamos fazer mudas para vendra de presentear os amigos e familiares.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia gostaria de fazer contato com pessoas que tenha sementes desta fruta para venda ou troca .
    www.frutiferasdaamazonia.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc me passar o endereço é pagar o frete eu mando as carradas pra vc.
      Tem muito agora. Nesta época em fevereiro tem pra todo lado no interior do Maranhão.

      Excluir
    2. Se mandar algumas sementes aqui pró sítio,pago o frete com muita alegria.. Joaquim Valdir Cardoso,Rua 21,245, Setor Oeste, Goiánesia Go.Cep 76385264.

      Excluir
  12. Respostas
    1. WALTER ENTRE EM CONTATO COMIGO POIS ESTOU MUITO INTERESSADO NESTAS SEMENTES E QUERIA COMPRALAS OU TROCAR.
      SIQUEIRA (21)997852489.

      Excluir
    2. tenho intrece em comprar meu contato pesqueirarui6@gmail.com me desculpe a demora em contaquitar culpa da covidi

      Excluir
  13. Cresci comendo essa fruta, tinha um pé no quintal de casa. Comia muito mesmo os dentes, o céu da boca ficava uma locura kkkkk. Sou de pinheiro-ma. Outra fruta incrível é a mucaúba.

    ResponderExcluir
  14. Eu nunca tinha comido come agora a tarde nossa muito bom

    ResponderExcluir
  15. Eu tenho um pé de tuturubá. este ano de 2018 deu os primeiros frutos. Começou a dar fruto com 10 anos, isso plantado da semente. Agora os caroços vou plantar para enxerta

    ResponderExcluir
  16. Tenho uma planta Tuturuba em casa! É magnífica,com sabor único, já tem 6 anos e está carregada de frutos. As galinhas caipira que crio, aguardam incansavelmente os mesmos caírem para começar uma disputa pela polpa.
    Meu número.... 98 988473131, caso alguém queira adquirir sementes para produção de mudas.

    ResponderExcluir
  17. Tenho uma planta Tuturuba em casa! É magnífica,com sabor único, já tem 6 anos e está carregada de frutos. As galinhas caipira que crio, aguardam incansavelmente os mesmos caírem para começar uma disputa pela polpa.
    Meu número.... 98 988473131, caso alguém queira adquirir sementes para produção de mudas.

    ResponderExcluir
  18. Tô comendo agora ,bom de mas tem um pé no meu quintal

    ResponderExcluir
  19. Sou de região da BA que não há esse fruto, mas estou morando em uma região cearense serra da ibiapaba cidade (TIANGUÁ) com esse fruto, de um pé belo e fruto de sabor único

    ResponderExcluir
  20. Há muito tempo, como essa fruta.
    Tenho saudades do sabor,não tem como esquecer, muito saborosa.

    ResponderExcluir
  21. Sou de Teresina_Pi. Tenho sementes e mudas do Tuturubá, delícia.

    ResponderExcluir
  22. Nossa aqui do lado da da minha casa tem um pé dessa fruta, ela perde lá no quintal porque não mora ninguém, acreditem eu nunca experimentei, aqui ela e conhecida como ABIU quando estiver maduro vou experimentar.

    ResponderExcluir
  23. Como fazer germinar caroço de taturubá

    ResponderExcluir
  24. Comendo nesse momento a fruta...uma delícia de um sabor imensurável e o aroma ...muito cheirosa 😋😋

    ResponderExcluir
  25. Ontem, depois de 38 consegui comer a fruta e adquirir umas mudas para plantar em minha chácara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu conheci no maranhao e hoje moro em campinas.sp..e quero levar mudas pra rondonia onde vou conseguir mudas .boas...nael

      Excluir
  26. Tuturuba um sabor suave, delicado. Sempre em janeiro aqui em Goiás esta amadurecendo.

    ResponderExcluir
  27. Conheci,essa deliciosa fruta aqui no Tocantins muito boa mesmo.

    ResponderExcluir
  28. Olá Pessoal onde eu consigo sementes ou mudas de tuturubá. Quero replantar na minha no.meu terreno. Pois a muito rempo essa planta foi extinta na minha região. Vou deixar meu email para quem puder colaborar com a informação. renee99the@gmail.com

    ResponderExcluir
  29. Comi essa fruta no Maranhão quando tinha 9 anos e nuca mais a ví. Era deliciosa. tinha muita vontade de saboreá-la novamente. onde encontro?

    ResponderExcluir
  30. Eu tenho no meu quintal, e uma delicia mesmo, aqui em Imperatriz do Maranhão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria muito de umas quantidades dessa fruta para estudos, sou do Ceará, caso tenha alguma informação meu email é Julianacosta31@gmail.com

      Excluir
    2. voce teria sementes para venda pois tenho interesse nestas sementes contato pesqueirarui6@gmail.com

      Excluir
  31. Será q dá pra fazer algum doce com o tuturuba? Alguém sabe me informar

    ResponderExcluir
  32. Estou à procura de uma quantidade dessa fruta para fazer pesquisas e produtos alimentares, alguém pode me dizer onde encontro?

    ResponderExcluir
  33. Me identifiquei muito com a sua publicação! Minha experiência com essa fruta foi exatamente igual. Nasci no interior, baixada maranhense, mas cresci na capital. Em uma das minhas férias de escola, na casa dos meus avós , conheci essa fruta em um sítio onde fui visitar parentes. Lembro-me da cor, da maciez, do cheiro doce como tuti frutti, eu era muito criança, posso estar enganada. Moro há 15 anos no interior de SP e sinto saudade disso também. Soube que um dos meus tios tem pé no quintal, em São Bento, para onde vou nas férias do novembro

    ResponderExcluir
  34. E espero, pelo menos, reencontrar aquela arvore linda do tuturubá. Se for o período da fruta, será uma felicidade imensa, a mesma de quando criança, quando provei pela primeira vez daquela fruta tão especial.

    ResponderExcluir