segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

As propriedades afrodisíacas da tâmara: mito ou realidade? Boletim PLANFAVI, n. 28, 2013

A tamareira - Phoenix dactylifera L - uma palmeira com flores pequenas - é considerada árvore sagrada e mágica há milhares de anos. Além do fruto comestível, esta planta é também fonte de azeite e de madeira. Há registros de seu cultivo há mais de 8000 anos na antiga Mesopotâmia, sendo que o nome Phoenix é derivado do fenício, porque foi este povo que difundiu a tamareira nos tempos antigos. 

Era representada pelos cartagineses nas moedas e monumentos e usada como ornamento pelos gregos e romanos durante as celebrações. No antigo Egito a tamareira era considerada uma árvore sagrada e a folha era o símbolo de Heh, o deus da eternidade. Mais tarde, passou a representar a fecundidade, fertilidade e a vitória.

Na tradição cristã, as folhas são o símbolo de paz e lembram a entrada de Jesus em Jerusalém. Também aparece como símbolo com alguns santos como São Paulo e São Cristóvão, além do arcanjo Miguel e é também o símbolo do jardim do paraíso. Na Mesopotâmia, a fermentação da seiva extraída da árvore era utilizada para produzir uma bebida afrodisíaca chamada vinho da tamareira. A destilação da seiva produz uma bebida muita apreciada pelos árabes chamada áraque (ou árak). Os egípcios tem o hábito de comer tâmaras antes de fazer amor.

Será que ajuda??

Fonte: Felippe, G. No Rastro de Afrodite: Plantas Afrodisíacas e Culinária. São Paulo. Atelie Editorial. 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário