quarta-feira, 19 de julho de 2017

Resenha de artigo sobre o uso da citronela no controle de carrapato em bovinos - 1

Resenha:

Marcos Roberto Furlan - Eng, Agrônomo - Prof. UNITAU e Faculdade Cantareira
Melissa Guimarães - Acadêmica Medicina Veterinária - UNIP - Unidade São José dos Campos 

Referência:

AGNOLIN, C.A.; OLIVO, C.J.; LEAL, M.L.R.; BECK, R.C.R.; MEINERZ, G.R.; PARRA, C.L.C.; MACHADO, PP.R.; FOLETTO, V.; BEM, C.M.; NICOLODI, P.R.S.J. Eficácia do óleo de citronela [Cymbopogon nardus (L.) Rendle] no controle de ectoparasitas de bovinos. Revista brasileira de plantas medicinais, v.12, n.4, p.482-487, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbpm/v12n4/a12v12n4.pdf. Acesso em: 19 de julho 2017.

A citronela (Cymbopogon nardus (L.) Rendle) é uma espécie de origem Asiática, mas que se adaptou muito bem no Brasil. Além de uso em produtos industriais, é comum seu uso caseiro como repelente de pernilongos. No entanto, pesquisas demonstram que somente o plantio não é eficaz na repelência, e sim o seu óleo essencial.

Com relação ao uso na veterinária, Agnolin et al. (2010) testaram o uso do óleo essencial da citronela em 15 vacas da raça Holandês no controle do carrapato bovino [Rhipicephalus (Boophilus) microplus], da mosca-dos-chifres (Haematobia irritans), da mosca-dos-estábulos (Stomoxys calcitrans) e da mosca doméstica (Musca domestica). Apesar de não obter resultados eficientes no controle das moscas, os autores verificaram que a solução com 4% de óleo de citronela, aplicada a cada sete dias, controla a infestação de carrapatos.

Informações sobre o óleo utilizado no experimento

O óleo de citronela, produzido no Rio Grande do Sul, foi obtido por meio da destilação a vapor da parte aérea de plantas frescas. O rendimento na destilação foi de 0,7%, aproximadamente, e componentes ativos mais importantes foram: citronelal, geraniol e o citronelol, correspondendo a 50,07; 13,87; 7,93%, respectivamente no óleo essencial.

Para o ensaio, formulações foram feitas momentos antes da aplicação e aplicadas com pulverizador costal após a ordenha da tarde. À solução do óleo de citronela a 4% foi adicionado 0,5% de detergente neutro. Foram aplicados três litros de calda por vaca, e a reaplicação dos produtos foi feita quando os animais apresentavam reinfestação mínima de 10 teleóginas por animal.

domingo, 16 de julho de 2017

VT 02 PLANTÃO SAÚDE HORTELÃ

CAJÁ

CHÁ DE HIBISCO

BENEFÍCIOS DA MELANCIA

cmhoje 61 - Suco da casca de abacaxi e Plantao Saude

BENEFÍCIOS DO ABACAXI

cmhoje 62 - Lambedor de hortela

BENEFÍCIOS DA CEBOLA

VT 05 DICA DE FITOTERAPIA PARA VERMINOSES

CMHoje 230 - Benefícios do chá