sábado, 22 de julho de 2017

Resenha de artigo sobre o uso da citronela no controle de carrapato em bovinos - 2

Resenha:
Marcos Roberto Furlan - Eng, Agrônomo - Prof. UNITAU e Faculdade Cantareira
Melissa Guimarães - Acadêmica Medicina Veterinária - UNIP - Unidade São José dos Campos 

Referência
OLIVO, C. J.; CARVALHO, N. M.; SILVA, J. H. S.; VOGEL, F. F.; MASSARIOL, P.; MEINERZ, G.; AGNOLIN, C., MOREL, A. F.; VIAU, L. V. Óleo de citronela no controle do carrapato de bovinos. Ciência Rural, v.38, n.2, p.406-410, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cr/v38n2/a18v38n2.pdf. Acesso em: 20 de jul 2017.


Olivo et al. (2008), avaliando o efeito in vivo e in vitro do óleo de citronela no carrapato de bovinos (Boophilus microplus), concluíram que o referido óleo pode ser usado no controle desse parasita.

Para a pesquisa, fêmeas ingurgitadas, com comprimento superior a 4mm, foram colhidas de animais da raça Holandesa. As teleóginas foram colocadas em grupos de 10 em cada placa de petri e submetidas ao teste do biocarrapaticidograma, em três imersões, com intervalos de 24 horas.

Concentrações iguais ou superiores a 1 % proporcionaram em fêmeas ingurgitadas eficiência acima de 75 %.

Os autores destacam que "os resultados podem ser importantes como estratégia de controle do carrapato em diferentes sistemas de produção". Mas complementam que há necessidade de se fazer estudos com objetivo de otimizar o óleo de citronela, especialmente na avaliação com emulsionantes, na forma e no período de utilização do produto constituído.

Obtenção do óleo

Por meio da destilação, o óleo essencial, com rendimento de 0,7 % foi obtido das folhas frescas da citronela. Os bioativos mais importantes do foram citronelal, citronelol e geraniol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário