quarta-feira, 6 de maio de 2020

Plantas medicinais no tratamento de animais – Nepeta cataria

Texto: 
Daniela Antonietti Pedra - Técnica em Radiologia e acadêmica de Medicina veterinária - UNITAU 
Marcos Roberto Furlan - Engenheiro agrônomo e Professor - FIC e UNITAU 

A história demonstra que o ser humano, desde o início das civilizações, tem uma relação estreita com animais quanto à interação, convivência e domesticação. A expansão dessa convivência, especialmente com cães e gatos, requer do médico veterinário avaliações criteriosas embasadas nos parâmetros estabelecidos pelo bem-estar e saúde do animal exposto às situações de estresse. 

Os gatos domésticos que vivem em ambiente urbano, principalmente, estão submetidos ao estresse crônico e, consequentemente, aos distúrbios de ansiedade. Se expressam com comportamentos agressivos quando não se acham capazes de evitar a circunstância causadora do medo. 

Silva e Suyenaga (2019), em sua revisão, fornecem opções de tratamentos disponíveis para melhoria da qualidade de vida do animal, e destacam também os seus efeitos adversos. 

Dentre as espécies citadas pelas autoras está a erva-de-gato, cujo nome científico é Nepeta cataria. Essa espécie pertence à família Lamiaceae. Uma de suas características é a produção de óleo essencial, assim como outras espécies dessa família, como, por exemplo, alecrim (Rosmarinus officinalis), hortelãs (Mentha spp), manjericões (Ocimum spp), orégano (Origanum vulgaris), sálvia (Salvia officinalis) e tomilho (Thymus vulgaris). 

Além do nome popular erva-de-gato, é encontrada no comércio de mudas também com a denominação catnip e, raras vezes, como hortelã-do-gato. Sua pequena altura possibilita que seja cultivada em vasos ou em jardineiras, desde que receba sol e que o substrato onde esteja plantada não fique seco por mais que um dia. 

Para os felinos, graças ao princípio ativo nepetalactone, a erva-de-gato é utilizada para redução do estresse e da ansiedade. Causa nos felinos um comportamento frequentemente humorístico, pois proporciona a sensação de um prazer extremo. Nos humanos também pode gerar um efeito alucinógeno, equivalente ao LSD, mas de impacto bem menor (SILVA; SUYENAGA, 2019). 


By Forest & Kim Starr, CC BY 3.0, 
https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=6186258

Referência 

SILVA, Rafaela Pelisoli da; SUYENAGA, Edna Sayuri. Estresse e ansiedade em gatos domésticos: tratamento farmacológico e etnoveterinário - uma revisão. Science And Animal Health, [s.l.], v. 7, n. 1, p. 12-33, 11 dez. 2019. Universidade Federal de Pelotas. http://dx.doi.org/10.15210/sah.v7i1.14789. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/veterinaria/article/view/14789/10734. Acesso em: 01 maio 2020.