quarta-feira, 27 de março de 2013

Crajiru (EMBRAPA)


Crajiru (Arrabidaea chica Verlot)

Família botânica: Bignoniaceae.

Nomes populares: carajurú, capiranga, cipó cruz, grajirú, crajurú, guarajurupiranga, pariri, piranga, calajouru, karajura, krawiru.

Descrição da planta: planta arbustiva trepadeira, de ramos subtetragonos, folhas compostas, trifolioladas, de fólios oblongolanceoladas, flores campanuladas, róseo-lilacinas, em paniculas terminais. É comum na Amazônia.

Aspectos agronômicos: a propagação é feita através de estacas de ramos lenhosos e herbáceos, com cerca de 20 cm de comprimento.

Parte da planta utilizada: folhas.

Uso medicinal: as folhas possuem propriedades antiinflamatórias, particularmente nas infecções de origem uterinas. O chá das folhas combate males do fígado, estômago e intestino, servindo para diarréias, leucemia, lavagem de feridas e atua também nos casos de anemias. Algumas tribos fazem uma infusão das folhas, que é utilizada no tratamento de conjuntivite aguda. Para o ataque de insetos, utilizam uma pasta na forma de cataplasma.

Uso não medicinal: após a fermentação, as folhas fornecem matéria corante vermelho-escuro ou vermelho-tijolo, isômero do ácido anísico, insolúvel na água e solúvel no álcool e no óleo, utilizada pelos índios para pintura do corpo e utensílios. O crajirú é utilizado como pigmento para algodão, tendo sido exportado em pequena escala no início do século, como corante vermelho-americano.

Princípio ativo: ácido anísico, carajurina, taninos, ferro assimilável e cianocobalamina.

16 comentários:

  1. Bom dia. Onde encontro o crajiru? Moro em santo Antônio de Pádua estado do rio de janeiro.

    ResponderExcluir
  2. Alguém conhe em Fortaleza gostaria de consegui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gerson! Infelizmente não tenho em Taubaté. Tenta conseguir na EMBRAPA de Rondônia.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Preciso saber se alguém tem em fortaleza - ceara essa planta

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber onde eu compro aqui no espírito santo

    ResponderExcluir
  6. Quero. A mudinha para plantar, minha mãe sempre manda de Rondônia para mim....confio demais no poder desta planta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja se consegue contato com a EMBRAPA de Rondônia. Se eu conseguir, aviso vocês que pediram.

      Excluir
    2. Se alguém souber favor entrar em contato pelo whatsap, tive C.A de laringe, estou sem poder falar, por enquanto.(85)99124-6485

      Excluir
    3. Obrigada Marcos Roberto furlan

      Excluir
  7. Parabéns Grande Mestre Professor Furlan,,,estou fazendo uma plantação e mudas por aqui, precisava saber se é a mesma espécie, pessoal da Região de Mato Grosso, estamos com nossa Associação de Produção de Plantas Medicinais, na região de Poconé,MT.

    ResponderExcluir
  8. Como adquirir aqui em Brasília? Quem tiver, favor me contatar, Mari whatsapp 61 982709034...obrigada

    ResponderExcluir
  9. boa tarde necessito urgente das folhas do crajiru para minha mae que mora em brasilia. alguem poderia me dizer onde encontrar em brasilia?

    ResponderExcluir