quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

A queridinha entre as cidreiras: erva-luisa


Por Gabi Pastro

Já falamos anteriormente que chamamos, aqui no Brasil, todas as plantas de acalmam e que possuem um leve sabor de limão de erva-cidreira. E entre as cidreiras, vemos uma que se destaque, qual é a queridinha: a erva-luisa (Aloysia triphylla/Aloysia citriodora), também chamada de erva-cidreira, limonete e verbena.
Ela é originária aqui mesmo da América do Sul, mais especificamente do Chile, Argentina e Peru. Forma um arbusto grande, muito ramificado, praticamente descabelado (rs!). Atinge entre 2-3 m de altura. Suas flores surgem entre junho e setembro, elas são brancas ou levemente rosadas, dispostas em inflorescências terminais.

Vai muito bem em vasos de boca larga, bacias, porém desenvolve-se melhor em canteiros. Gosta de clima ameno, boa luminosidade (acima de 5 horas) e com leve umidade de solo e de ambiente. O solo deve ser leve, bem drenado e profundo. 

Apresenta propriedade antibacteriana, antiespasmódica, febrífuga e sedativa. Popularmente, é utilizado em casos de amigdalite, asma, congestão de seio nasal, diarreia, dor de estômago, de garganta e dores de cabeça. O óleo essencial é utilizado para aromatizar sabão, óleo de banho e cosmético.

Suas folhas possuem aroma e sabor citral e combinam muito bem com doces e carnes vermelhas e de frango. 

Aproveite para tê-la em seu jardim!
Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário