terça-feira, 28 de agosto de 2018

Carqueja como bioacumuladora

Texto: 
Engenheiras Ambientais Helenice Maria Sardinha Lemos e Glenda Silva Nascimento - Mestrandas no Programa de Pós-graduação em Ciência Ambientais da UNITAU 
Engenheiro Agrônomo Marcos Roberto Furlan 

Do ponto de vista do monitoramento ambiental, uma espécie biocumuladora é importante, pois pode indicar a presença ou reduzir a concentração de substâncias tóxicas no ambiente, como, por exemplo, os metais pesados. 

No entanto, haverá riscos significativos à saúde quando se trata de consumir na forma de chás ou em outro tipo de extrato, uma espécie medicinal bioacumuladora que se desenvolve em locais contaminados. 

A carqueja (foto), cientificamente conhecida como Baccharis trimera, é uma espécie medicinal de amplo e diversificado usos na medicina popular. Sua utilização como medicinal já ocorria pelos indígenas, os quais usavam esta planta medicinal para auxiliar alguns tratamentos, tais como: má digestão, diarreia, anemia, amigdalite, anorexia, azia, bronquite e má circulação do sangue. 

Importante destacar que há pesquisas que comprovam algumas de suas atividades farmacológicas, tais como: anti-inflamatória, digestiva, hepatoprotetora e hipoglicemiante (KARAM et al., 2013) 

Moraes (2014) observa que a carqueja tem facilidade em acumular metais pesados. Após cultivar espécimes de carqueja cultivados e expostos à solução de metal e controles por 30 dias e prepar extratos das partes vegetativas trituradas e secas em estufas, concluiu que o extrato etanólico da planta interfere no índice mitótico e tem capacidade de promover atividade genotóxica em células meristemáticas de raiz de Allium cepa

Referências: 

Baccharis trimera. Disponível em: https://www.tudosobreplantas.com.br/asp/plantas/ficha.asp?id_planta=51. Acesso em: 26 ago. 2018. 

KARAM, T.K.; DALPOSSO, L.M.; CASA, D.M.; DE FREITAS, G.B.L. Carqueja (Baccharis trimera): utilização terapêutica e biossíntese. Rev. Bras. Pl. Med., Campinas, v.15, n.2, p.280-286, 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbpm/v15n2/17.pdf. Acesso em: 16 de ago 2018. 

MORAES, Vanessa Marques de Oliveira. Avaliação do potencial mutagênico e bioacumulador de metais pesados de Baccharis trimera Less e Equisetum hyemale L. 2014, 48 f. Dissertação (Mestrado em Biociências). Área de Conhecimento: Caracterização e Aplicação da Diversidade Biológica. Faculdade de Ciências e Letras de Assis - Universidade Estadual Paulista, 2014. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/115994/000810674.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 16 de ago 2018. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário