sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Acre: Governo e prefeitura de Rio Branco são parceiros na criação de Farmácia Viva

Quatro espécies de plantas medicinais já estão sendo cultivadas na horta da UBS Luiz Gonzaga (Foto: Angela Peres/Secom)

Com o objetivo de realizar orientações técnicas e disponibilizar as instalações do Laboratório de Produtos Naturais (LPN) para a produção dos fitoterápicos da Farmácia Viva, a Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac) assinou termo de cooperação técnica com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), na Unidade Básica de Saúde (UBS) Luiz Gonzaga.

A Farmácia Viva é um conjunto de plantas medicinais cultivadas em canteiros ou vasos, com a finalidade de tratamento de doenças comuns e sintomas de baixa gravidade, valorizando o autocuidado e o protagonismo do indivíduo com seu corpo.

Segundo a responsável técnica da Farmácia Viva pela prefeitura de Rio Branco, Dalva Martins, os fitoterápicos são mais saudáveis, pois têm os efeitos colaterais reduzidos. “Os medicamentos da Farmácia Viva têm essa propriedade de serem melhores com relação aos efeitos colaterais”, afirmou.
Termo de cooperação irá permitir a realização do controle de qualidade dos fitoterápicos (Foto: Angela Peres/Secom)

Tendo o apoio do Ministério da Saúde (MS), que aprovou o projeto da Farmácia Viva, está sob a coordenação da Semsa, e conta com a parceria do governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), responsável pela capacitação da comunidade e de profissionais da área de saúde, e da Funtac, para a transferência de tecnologia.

“Estamos fazendo todo o controle de qualidade das plantas medicinais no laboratório de produtos naturais, o que é essencial para os fitoterápicos chegarem à população”, esclareceu a diretora-presidente da Funtac, Silvia Basso.

Porém, no futuro, tudo vai funcionar na UBS Luiz Gonzaga, diferentemente dos projetos construídos em outros estados. A horta medicinal já está 60% implantada e o processo licitatório para a aquisição dos equipamentos do laboratório, em andamento.

04.03.2016
Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário