sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Resenha do artigo: Horta na escola: incentivando hábitos saudáveis de alimentação em uma escola de Uberlândia-MG

Autoria da resenha:
Fernanda Cardoso Fernandes - Nutricionista CRN 32574
fernandacnutricao@gmail.com

FERNANDES, Maiara Oliveira Fernandes; SILVA, Nathália Salgado; MARTINS, Renata Knychala, DEFENSOR, Milena Oliveira; BORSATO, Maria Lima Silva. Horta na escola: incentivando hábitos saudáveis de alimentação em uma escola de Uberlância-MG. Em Extensão, Uberlândia, v. 12, n. 2, p. 75-83, jul. / dez. 2013. ISSN 1518-6369. Disponível em: << http://www.seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/22610/13539> Acesso em: 31 ago. 2016. 

A escola é considerada um meio eficaz para promover a saúde, pois é um espaço social, onde há, por exemplo, grande convivência e aprendizado (OMS, 2000). Um dos projetos utilizados nas redes de ensino é sobre horta nas escolas, com objetivos do cultivo de hortaliças, de proporcionar educação ambiental e também de reeducação alimentar. Os professores também inserem a horta em temas relacionados ao conteúdo programático de suas disciplinas, promovendo a interdisciplinaridade. 

Uma alimentação adequada é fator fundamental por contribuir nos desenvolvimentos físico, psíquico e social das crianças (OMS, 1999).

Os hábitos alimentares estão inteiramente ligados à qualidade de vida das pessoas. Uma vida agitada pode influenciar na maneira como se alimentam. A horta na escola acaba sendo instrumento de conscientização e de motivação para a prática de uma melhor alimentação, não somente para os alunos, mas também para a comunidade, tendo em vista que a participação desta nos processos de plantio, colheita e produção integram diversas formas de informação (DOBBERT, SILVA; BOCCALETO, 2008).

Segundo a Pesquisa de Orçamento Familiar (2008-2009), os casos de obesidade entre crianças de 5 e 9 anos mais que quadruplicaram, atingindo valores de 16,6% dos meninos e 11,8% das meninas. Pode-se constatar que a mudança no estilo de vida, ingestão de produtos hipercalóricos e a diminuição de atividade física, contribuem para a obesidade. A formação de hábitos saudáveis deve acontecer quando criança, pois nessa fase que as mesmas são estimuladas para formação de hábitos. 

O objetivo deste trabalho foi contribuir para a melhoria da aprendizagem escolar, por meio do desenvolvimento de técnicas básicas de produção, cuidados essenciais com a qualidade dos produtos e preparo, e consumo dos alimentos para crianças entre 3 e 10 anos. 

O projeto aconteceu em uma escola de Educação Infantil e do Ensino Fundamental da rede particular de ensino do município de Uberlândia – MG Foi dividido em duas etapas. Na primeira etapa participou a Educação Infantil (Infantil 1, Infantil 2, Infantil 3 e 1º Ano) e na segunda, o Ensino Fundamental (2º Ano, 3º Ano, 4º Ano e 5º Ano). 

Para a implantação do projeto, houve apresentação de vídeos educativos, palestras e atividades interdisciplinares. Em seguida, houve apresentação de slides. 

A próxima fase foi o cultivo de hortaliças com plantio de forma sustentável (caixinhas de leite, e posteriormente transplantadas em canteiros). Também houve o plantio de sementes diretamente no solo como para cenoura, beterraba, rabanete e abobrinha. 

Os canteiros foram atacados por pragas e o controle foi feito sem o uso de produtos químicos, isto é, foi realizado com uso de produtos naturais. Os alunos contribuíram no manuseio do solo, na irrigação, na retirada de plantas invasoras, na limpeza dos canteiros, na adubação orgânica e na colheita das hortaliças, dentre outras atividades. 

Assim que houve a colheita, foi ensinado aos alunos a maneira correta de higienizar os alimentos. Uma nutricionista realizou palestras para os alunos e ressaltou a importância da ingestão diária de frutas, verduras e legumes. Por fim, degustaram uma preparação com os alimentos colhidos da horta. 

Assim que finalizado o projeto, foi enviado aos pais um questionário onde haviam as seguintes perguntas: 1) O projeto horta na escola correspondeu às suas expectativas? 2) Houve alguma mudança positiva nos hábitos alimentares? 3) Despertou interesse em implantar uma horta em casa? 4) Despertou maior interesse em frequentar o colégio? 5) Já havia plantado algum tipo de alimento para o próprio consumo? 6) Passaram a reconhecer melhor os alimentos à mesa? 7) Compreenderam a importância correta dos alimentos?. 

Os autores constataram que o projeto atendeu às expectativas. Apresentou mudanças positivas nos hábitos alimentares, despertou interesse no plantio de hortas em casa, proporcionou maior interesse em frequentar o colégio na ânsia de novas aulas práticas, compreenderam a importância de uma higienização correta dos alimentos e de uma dieta balanceada como hábito alimentar. Sendo assim, os objetivos deste projeto foram cumpridos. Percebeu-se também um incentivo na adesão aos hábitos saudáveis e o consumo de produtos orgânicos e de alto valor nutritivo. 

Referências: 

DOBBERT, L. Y.; SILVA, C. C.; BOCCALETTO, E. M. A. Horta nas escolas: promoção da saúde e melhora da qualidade de vida. In: VILARTA, R.; BOCCALETTO, E. M. A. (Org.). Atividade física e qualidade de vida na escola. Campinas: IPES Editorial, 2008. 

IBGE. Pesquisa de Orçamentos Familiares (2008-2009). 2010. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevida/pof/2008_2009/POFpublicacao.pdf>. Acesso em: 31 ago. 2016. 

OMS. Local action: creating health promoting schools, 2000. Disponível em: <http://www.who.int/school_youth_health/resources/information_series/en/index.html>. Acesso em: 31 ago. 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário