quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Artigo sobre efeito do alecrim nos níveis de glicose e de perfil lipídico

Resenha:
Leticia Tiemi Saito - Nutricionista - tiemi.le@gmail.com
Marcos Roberto Furlan - Engenheiro Agrônomo

Muitas espécies condimentares são utilizadas para o tratamento e a prevenção de doenças crônicas, como, por exemplo, diabetes, hipercolesterolemia e hipertrigliceridemia. Uma destas plantas é o alecrim, cujo nome científico é Rosmarinus officinalis. É uma espécie pertencente à família Lamiaceae e amplamente distribuída na Europa e no Sudeste asiático. No Brasil ocorre em boa parte do território, inclusive como ornamental. 

Além do uso na medicina tradicional, principalmente como antioxidante, tônico e anti-séptico, o alecrim consta em várias Farmacopeias como planta medicinal ou ingrediente de fitoterápicos.

Sua ação antioxidante tem sido consideravelmente estudada, assim como suas outras atividades farmacológicas. Labban et al. (2014) realizaram pesquisa com objetivo de investigar os efeitos do pó das folhas do alecrim nos níveis de glicose e de perfil lipídico em 44 adultos humanos, divididos em três grupos (2 g/dia, 5 g/dia e 10 g/dia de pó das folhas de alecrim, por um período de 4 semanas).

Os resultados indicaram diminuição no nível de glicose no sangue nos grupos que receberam 5g e 10g da erva/ dia. E não foi verificada diferença significativa entre esses dois grupos.

Os valores totais de colesterol e de triglicerídeos foram reduzidos no tratamento com as três doses. O grupo que recebeu 10g/dia apresentou melhor resposta na redução dos níveis de LDL e aumento de HDL.


No que diz respeito à peroxidação lipídica, 10g/ dia de alecrim diminuiu significativamente os valores de malondialdeido e de glutationa redutase, ao passo que aumentou significativamente os valores de vitamina C e de beta-caroteno.

Na pesquisa, os autores concluíram que o pó do condimento, graças aos compostos fenólicos do alecrim, melhora não somente a hiperglicemia mas também a dislipidemia em dose dependente. Também verificaram que ocorre diminuição da peroxidação lipídica por meio do aumento dos níveis de antioxidantes, proporcionando redução nos riscos de desenvolver de doenças crônicas, como as doenças cardiovasculares.

Referência:
LABBAN, L.; MUSTAFA, U.E.; IBRAHIM, Y.M. The Effects of Rosemary (Rosmarinus officinalis) Leaves Powder on Glucose Level, Lipid Profile and Lipid Perodoxation. International Journal of Clinical Medicine, 2014, 5, 297-304.

Link para o artigo:
Rosmarinus officinalis

Nenhum comentário:

Postar um comentário