sábado, 15 de setembro de 2012

Famílias palestinas cultivam horta em terraços nos acampamentos para refugiados

Segundo agência da ONU, nível de insegurança alimentar na região cresceu 7% entre 2010 e 2011.

Cultivos dentro de casa são alternativa para diminuir insegurança alimentar nos acampamentos palestinos

Asmahan Ramadan e sua família tiram centenas de fotos no terraço de sua casa, mas as imagens não são deles mesmos nem do superpovoado acampamento para refugiados onde vivem. “É como criar um filho”, disse Ramadan, sorrindo, sob a malha metálica que protege a pequena estufa instalada no terraço do prédio onde mora. Tomates, pepinos, berinjelas, feijão e outros vegetais, pendem de dezenas de plantas cultivadas em quatro fileiras de tubos. Sobre estes tubos, outros canos menores e com buracos irrigam esse original jardim duas vezes por dia, sob os cuidados de Ramadan, seu marido e os quatro filhos.

A família, regularmente fotografa para não perder nem um milímetro o crescimento das plantas. “Me sinto mais forte. Planto algo e como o que produzo. Contribuo com minha família e isso gera um bom sentimento”, afirmou Ramadan. Este projeto familiar também inspirou alguns vizinhos. Hoje, 11 famílias administram estufas semelhantes nos terraços de suas casas no acampamento para refugiados de Dheisheh, perto da cidade de Belém, na Cisjordânia. A ideia também se propaga para outros lugares: já foi instalada uma estufa no acampamento de Aida, que fica próximo, e há mais iniciativas semelhantes planejadas em outros lugares.

O projeto foi iniciado no começo deste ano pela Karama, uma associação local palestina com sede em Dheisheh, que oferece programas educativos e de capacitação de jovens e mulheres. Essa organização forneceu às famílias infra-estrutura básica e sementes. O financiamento veio de uma doação de US$ 8 mil, feita por um antigo trabalhador voluntário internacional. Yasser Al Haj, da Karama, informou que a organização escolhe para o projeto famílias com maiores necessidades financeiras. Também tem o objetivo específico de fazer as mulheres palestinas se sentirem mais independentes e envolvidas no sustento de suas famílias.

Texto e foto: Jillian Kestler-D’Amours/IPS | Dheisheh (Palestina)

Data: 15.09.2012
Texto completo no link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário