sexta-feira, 7 de junho de 2013

Todos os pulos do Gato do Kibe Vegano!


Kibe Vegano foi sempre um desafio, nunca dava certo, simplesmente era dificil de modelar e depois explodia no óleo quente. Para fazer um bom kibe descobri que há dois segredos, a massa precisa ser bem sequinha, ter pouca água e precisa ter algo que de liga no lugar da carne (carne de soja sozinha não da liga).

Pulos do Gato
Acho que resolvi os dois problemas, primeiro passei a massa na Champion Juicer no modo de extrair suco, ela saiu sequinha do outro lado e o caldo que foi extraido ainda serve de molho para algum outro prato.

Veja foto abaixo.
Depois usei Chia hidratada em agua para dar liga, fica igual um gel e se mistura perfeitamente com o triguilho para formar o kibe.
Foto: Blog Papacapim

Misturando a massa que saiu da juicer com a Chia em gel a massa fica com uma boa liga para ser modelada, a água que foi acrescida a Chia parece não atrapalhar na fritura depois, caso o kibe comece a explodir na frigideira e se desmanchar é sinal que você pos água demais na chia, tente por um pouco menos. Ela deve criar apenas uma leve pelicula gelatinosa na superficie.

Receita de Kibe Vegano ficou:

250 gramas de pvt, se possível compre da pvt escura com corante de caramelo
250 gramas de trigo para kibe
1 maço de salsinha picadas
1 maço de cebolinha picadas
1 maço de Hortelã
3 a 4 cebolas picadas em cubinhos pequenos
1 colher chá de curry
2 colheres de sopa de alho triturado
1 colher de sopa de pimenta do reino (opcional)
200 gramas de sementes de chia
óleo para fritar
Sal a gosto
Limão para por na hora de servir.

Preparando a PVT (carne de soja)

Deixe a PVT em água morna por no mínimo 10 minutos. Até ficar bem molinha. Então escorra num escorredor de macarrão ou usando uma peneira, o melhor que puder.

Refogue as cebolas picadas com uma colher alho (primeiro a cebola depois o alho), acrescente o curry e a pimenta do reino, deixe dar uma fritadinha nos temperos

Acrescente a PVT hidratada, caso ela não seja da escura ( com corante de caramelo ) use um pouco de shoyo para dar uma corzinha na carne de soja, mas lembre-se que shoyo já tem sal.

Vá refogando tudo mexendo sempre pra não grudar no fundo, tente deixar a carne bem sequinha.

Criando a massa do Kibe Vegano

Deixe o trigo imerso em água de um dia para outro, ou por no mínimo 4 horas.

Junte a PVT temperada mais os temperos frescos (salsinha, cebolinha, hortelã) mais a segunda colher de alho triturado. Misture bem até homegenizar a massa. Neste ponto é que você poderá passar ela pelaChampion Juicer caso possua uma, ou então deixar em geladeira por algumas horas para ver se massa resseca um pouco. Na Champion Juicer será instantâneo, use a juicer em modo suco, com a peneira furadinha, deixe o jarro que vem com a juicer embaixo da máquina e uma tigela na boca do funil de saída para aparar a massa que irá sair já mais ressecada. O caldo que irá acumular no jarro poderá ser utilizado em outras receitas.

Hidrate a chia em água, se você por as 200 gramas de chia numa tigelinha pequena e cobrir com água já é suficiente. Em poucos minutos irá se formar um gel sobre a chia.

Misture a chia gelatinosa a massa que saiu da Champion Juicer, até que as sementes de chia sumam dentro da massa do kibe, como são muito pequenas e escuras, ficarão imperceptíveis.

Prove o sal desta massa, se precisar por mais algumas pitadas e vá misturando para homogenizar este sal, o mesom serve para pimenta, caso ache necessário ter mais um pouco.

Moldando o Kibe Vegano

Unte suas mãos com óleo.

Pegue pequenas porções de massa e enrole como um bolinho, se os bolinhos forem muito grandes tenderão a ficar cru por dentro na hora de fritar, tente faze-los pequenos e sempre do mesmo tamanho.

De tempos em tempos ponha mais óleo nas mãos para ajudar a enrolar.
Fritando o Kibe Vegano

Aqueça o óleo em uma panela ou frigideira de maneira que os kibes fiquem submersos no mesmo. Espere até que o óleo esteja bem quente para começar a fritar.

Acrescente os kibes um a um, tente não mexer neles assim que por eles no óleo, espere eles se firmarem um pouco criando aquela casca mais escura caracteristica do kibe.

Sirva quente com limões cortados para as pessoas expremerem por cima.
Obs.: Também pode-se se optar por assar os kibes em forno. Os da foto acima foram fritos.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário