terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Cachorros tratados com medicina chinesa podem viver mais

03/11/2014

O segundo dia da Pet South America 2014 teve a medicina tradicional chinesa na veterinária abordada em uma das palestras que compõem o Congresso Paulista de Especialidades – evento que ocorre paralelamente à feira, abrigada nos pavilhões verde e vermelho do Expo Center Norte.

Apresentando os diversos benefícios que a medicina chinesa pode trazer para o mundo da medicina voltada para animais, a palestra da médica veterinária Cristiane Toledo defendeu o uso da modalidade no tratamento de cães com os mais diversos tipos de problemas e enfermidades, incluindo casos de AVC, epilepsia, problemas medulares, neurológicos e variados tipos de doenças inflamatórias – incluindo as temidas toxoplasmose e cinomose.

Destacando acupuntura, medicamentos fitoterápicos, fisioterapia e dietas caseiras baseadas nas tradições (além do uso de florais), os tratamentos da medicina tradicional chinesa podem, geralmente, ser iniciados no mesmo dia em que um animal prejudicado dá entrada em um estabelecimento de saúde veterinária com um problema – sendo que, dependendo do caso, melhoras já podem ser vistas no animal no mesmo dia de início dos procedimentos.

Casos de artrose e de crises convulsivas foram alguns dos mais beneficiados na experiência da Dra. Cristiane Toledo ao longo dos seus anos atuando com a medicina chinesa – que, de acordo com ela, independentemente do problema do animal, pode trazer mais qualidade de vida e longevidade.

"Doenças que estão sendo tratadas e não melhoram no tempo normal devem ser investigadas, e podem receber bastante ajuda por meio dos tratamentos que fazem parte da medicina tradicional chinesa. No entanto, é importante lembrar que são quase nulos os casos em que apenas a acupuntura e os medicamentos fitoterápicos são capazes de curar uma doença que já não melhorou com remédios alopáticos e, por isso, estes tratamentos são geralmente combinados a outros para um resultado satisfatório", explica a veterinária.

Segundo Cristiane, o procedimento ideal para o uso da medicina chinesa na veterinária em casos de trauma ou qualquer tipo de doença ou problema é identificar a lesão, excluir a possibilidade de neoplasias, levar em conta a idade do animal, não executar muitas técnicas ao mesmo tempo (permitindo que os resultados e a evolução do animal sejam observados) e unir as medicinas veterinária e chinesa no tratamento do animal – além de diferentes especialidades.

Vale lembrar que, em qualquer caso de doença ou problema que se manifeste em um animal de estimação, o ideal é levá-lo para uma consulta com um médico veterinário o mais rápido possível, tendo em vista que, quanto antes for iniciado o tratamento (e quanto mais novo for o animal), melhores serão as suas chances de cura e resolução.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário