sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

O que são e como usar os trava-línguas para aprender um idioma?

Dica do:
Canal do Ensino | Guia Gratuito de Educação
Quando estava na escola, você certamente já ouviu (e foi obrigado a repetir) frases como “O rato roeu a roupa do rei de Roma. Rainha raivosa rasgou o resto”, ou “Em um ninho de mafagafos, havia cinco mafagafinhos. Quando a mafagafa guinfa, guinfam os cinco mafagafinhos” e ainda “O bispo de Constantinopla é bom constantinopolizador, quem o desconstantinopolizar, bom desconstantinopolizador será!”. `

Para quem não sabe, estas construções são exemplos de trava-línguas: pequenas orações criadas para que os alunos se acostumem com o ritmo do idioma e aprendam a ter uma dicção melhor das palavras que possuem sons semelhantes.

Em resumo, os trava-línguas são aquelas frases que fazem a gente se embolar um pouco na hora de pronunciar as palavras. Eles existem em todas as línguas e são ensinados para os pequenos quando eles ainda estão se acostumando com o próprio idioma. Em inglês, por exemplo, eles são chamados simpaticamente de “tongue twisters” (em tradução literal, seria algo como “enroladores de língua”).

A língua de Shakespeare, inclusive, tem alguns trava-línguas cabeludos que poderão ajudar quem está aprendendo inglês a praticarem a pronúncia dos sons característicos do idioma. Veja abaixo dois exemplos (as traduções estão em parênteses):

Um mais curto:

I saw Susie sitting in a shoe shine shop.

(Eu vi a Susie sentada em uma loja de encerar sapatos)

Where she sits she shines, and where she shines she sits.

(Onde ela senta, ela brilha e onde ela brilha, ela senta)
E outro um pouco mais longo:

How much wood would a woodchuck chuck If a woodchuck could chuck wood?

(Quanta madeira uma marmota lançaria se uma marmota pudesse lançar madeira?)

He would chuck, he would, as much as he could,

(Ela lançaria, se pudesse, o máximo de madeira que pudesse,)

And chuck as much as a woodchuck would If a woodchuck could chuck wood.

(E lançaria o máximo que uma marmota poderia se uma marmota pudesse lançar madeira.)

Parece complicado, mas tudo fica mais simples quando a gente começa a ler em voz alta bem devagar. O melhor jeito de domar um trava-línguas é sempre pronunciar as palavras lentamente da primeira vez e depois ir acelerando o ritmo da frase. Que tal tentar você mesmo com o exemplo acima? Pode ser um exercício bem divertido!

Quer conhecer mais trava-línguas da língua inglesa? Este site tem uma impressionante lista de mais de 500 “tongue twisters”.

Aprendendo línguas com jogos didáticos

Outra excelente maneira de se divertir aprendendo idiomas, complementando assim o seu estudo no busuu, é aproveitando o enorme acervo de jogos didáticos gratuitos oferecidos por milhares de sites na internet.

Em inglês, existe uma quantidade enorme de sites gratuitos onde você pode encontrar jogos para aprender o idioma, e os sites abaixo são apenas alguns de uma lista imensa. Palavras cruzadas, jogos de soletrar, formar frases e palavras são alguns exemplos indicados para o aluno que quer aprender um idioma estrangeiro.

Usando imagens com palavras

Para os iniciantes, jogos que associam imagens a palavras, como este aqui, são uma excelente maneira de ampliar e fixar vocabulário. Eles são fáceis e repetitivos e, por isso mesmo, costumam ser muito eficazes para memorizar palavras corriqueiras.

Formando frases

Uma boa parte do ensino de um idioma baseia-se na repetição, e os jogos que exploram isto com a formação de frases podem ser muito úteis para quem já aprendeu o básico. Este lúdico jogo de aprender chamado Falling Clouds é um bom exemplo de um exercício que pode tornar a lição de inglês muito mais divertida. A ideia é simples: as nuvens que aparecem no céu contém palavras que devem ser reordenadas para fazerem sentido. Uma vez colocadas na sequência certa, as nuvens desaparecem, mas se forem deixadas na sequência errada, elas vão se acumulando na tela.

Formando palavras

Os interessados em memorizar a forma como as palavras são escritas em inglês podem usar o simpático “Worder”, um jogo onde você deve formar a palavra indicada com as letras embaralhadas no quadro.

Para quem está em um nível mais avançado e em busca de desafio, tem também o “Word Shake”, onde o usuário deve criar palavras usando somente as letras propostas no quadro. Quanto mais palavras você conseguir formar, mais pontos você ganha.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário