sexta-feira, 8 de abril de 2016

OPAS/OMS e Ministério da Saúde lançam portal de evidências científicas para profissionais de saúde

Objetivo da parceria é ajudar profissionais de saúde do Brasil na tomada de decisão clínica e de gestão a partir das bases de dados científicas. Dados também são úteis para outros trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), acadêmicos e estudantes das 14 categorias profissionais da área da saúde.
Imagem: Portal Saúde Baseada em Evidências (PSBE)/reprodução

Foi lançada na última quarta-feira (23) a nova versão do Portal Saúde Baseada em Evidências (PSBE), em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, durante a 12ª Conferência Internacional da Rede Unida.

A ferramenta busca facilitar o trabalho de profissionais de saúde ao reunir em um só local as melhores bases científicas sobre atenção básica. No portal é possível ter acesso às mais recentes revisões sistemáticas – conjunto de evidências provenientes de estudos primários conduzidos para responder uma questão específica de pesquisa – sobre abandono de tratamento por pacientes de tuberculose, por exemplo.

O portal foi elaborado pelo Ministério da Saúde brasileiro, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A iniciativa de democratização do acesso a evidências científicas de qualidade, para auxiliar na tomada de decisão, também pode ser utilizada por outros trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), acadêmicos e estudantes das 14 categorias profissionais da área da saúde.

O lançamento contou com as participações de Gerardo Alfaro, coordenador da Unidade Técnica de Sistemas e Serviços de Saúde da OPAS/OMS Brasil, e de Fernando Menezes, atual chefe de Recursos Humanos para a Saúde da sede da Organização, em Washington. Estiveram presentes ainda o diretor do Departamento de Gestão da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Alexandre Medeiros, e o coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação na Secretaria de Educação a Distância e do Núcleo de Inovação Tecnológica em Saúde da UFRN, Ricardo Valentim.

Acesse o portal em www.psbe.ufrn.br

Da ONU Brasil, in EcoDebate, 30/03/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário