quinta-feira, 9 de março de 2017

Panc em Santo Antônio do Pinhal - amora-silvestre

Texto:
Gleiciane Gabrielli - Massoterapeuta- acadêmica de Agronomia - Universidade de Taubaté 
Marcos Roberto Furlan - Eng. Agrônomo - Universidade de Taubaté, Faculdade Cantareira

A família Rosaceae fornece muitas espécies frutíferas, como, por exemplo, pessegueiro, macieira, pereira e nespereira, e ornamentais, como a roseira. Mas há também espécies da família que nascem espontaneamente como as do gênero Rubus, encontradas nos arredores da Mata Atlântica, e em regiões de clima mais ameno como o do município de Santo Antônio do Pinhal.

Apesar de algumas espécies do gênero já serem comercializadas, como a framboesa (Rubus idaeus) e a amora-preta (Rubus spp), a qual já possui cultivares, há espécies espontâneas que também são consideradas comestíveis.

A identificação destas espécies que nascem espontaneamente é complicada porque ocorrem pelo menos uma dezena, semelhantes entre si, e todas recebendo a denominação amora-silvestre, como um de seus nomes populares. Para essa a determinação do nome científico seria necessário enviar para especialista na Família ou no Gênero.

De qualquer maneira, todas as que encontramos nascendo espontaneamente são consumidas pelas comunidades ou por pessoas que já as conhecem. Também é possível utilizá-las para produção de geleias e sucos.

Apesar de poucos estudos com relação aos aspectos farmacológicos, há segurança em afirmar que são ricas em antioxidantes, prevenindo doenças provocadas por radicais livres.
Fotos: Rubus sp encontrada em Santo Antônio do Pinhal, SP
Autoria: Gleiciane Gabrielli

Nenhum comentário:

Postar um comentário