sexta-feira, 9 de março de 2018

Usos e curiosidades sobre as plantas espontâneas. Erva-de-são-joão

Há plantas que são versáteis, mas desconhecidas por muitos. Dentre elas, a erva-de-são-joão ou mentrasto. 

Para comprovar sua versatilidade, podem ser citados exemplos de aplicações, como, por exemplo, os usos medicinais, inclusive comprovados cientificamente, para seres humanos e em outros animais, indicadora de solo, auxílio no controle de pragas e potencial enquanto herbicida natural. 

Nas fotos, exemplares da espécie encontradas na Fazenda Cantareira, localizada no município de Mairiporã. 
Ervas-de-são-joão encontradas na Fazenda Experimental da Faculdade Cantareira 

10 usos e curiosidades sobre a erva-de-são-joão 

1. Além de erva-de-são-joão ou mentrasto, outras regiões a denominam popularmente em função de alguma característica que se sobressai. Devido ao forte aroma, recebe os nomes de catinga-de-bode ou catinga-de-barão. Picão-roxo com referência às cores de suas flores. 

2. O significado do nome científico Ageratum conyzoides: Ageratum vem do grego, onde "a" significa "não" e "geras" refere-se à "velhice", uma vez que as flores desta planta duram por um longo período de tempo. Já o epíteto específico "conyzoide" faz menção à semelhança da espécie com o gênero Conyza. (https://www.cabi.org/isc/datasheet/3572

3. Excelente como indicadora de solos recuperados ou com boa fertilidade. Solos fracos ou ácidos é raro encontrar esta espécie. 

4. Na medicina popular é famosa contra cólicas infantis, mas carece de comprovação científica. 

5. Mas foi comprovada como anti-inflamatória, nos casos de reumatismo e artrose. No entanto, uso interno ainda carece de segurança, pois há casos de hipertensão e hepatotoxicidade. (http://www.londrina.pr.gov.br/dados/images/stories/Storage/sec_saude/fitoterapia/publicacoes/mentrasto2.pdf

6. Também é utilizada, por alguns criadores, para infecção de útero da vaca. 

7. Hospeda inimigos naturais de pragas. 

8. Extrato aquoso da parte aérea reduz a germinação de sementes, como observado em pesquisas com sementes de alface. Sua capacidade de produção de semente é enorme, pois uma planta pode produzir milhares de sementes. E floresce durante o ano todo. 

9. Atualmente, não muito, mas algumas décadas atrás, era frequente ser confundida com a Hypericum perforatum, espécie usada como anti-depressiva e que também recebe o nome popular erva-de-são-joão. 


Fotos: Marcos Victorino 

Texto: 
Giovanna Brito Lins - Graduanda em Ciência e Tecnologia e Ciências Biológicas na Universidade Federal do ABC 
Marcos Roberto Furlan - Engenheiro Agrônomo - Faculdade Cantareira/Unitau 
Marcos Victorino – Engenheiro Agrônomo - Faculdade Cantareira 
Tatiana Furtado - Geógrafa, Pedagoga e graduanda em Agronomia na Faculdade Cantareira

Nenhum comentário:

Postar um comentário