sábado, 11 de agosto de 2018

Origem e florescimento do cacaueiro - 1

Texto:
Engenheiros Agrônomos Beatriz Garrido Boffette e Marcos Roberto Furlan

Uma das polêmicas que envolve o cacau é a sua origem. Até pouco tempo era considerado como originário da América Central, mas pesquisadores, por meio de estudos arqueológicos, determinaram a Amazônia como Centro de origem.

Com relação às bebidas derivadas do cacau, na América Central os cientistas identificaram resíduos do composto químico teobromina (princípio ativo presente apenas no cacau) em potes de cerâmica datados de 1150 a.C. – cinco séculos antes do registro mais antigo de consumo de cacau de que se tinha notícia até então (http://agencia.fapesp.br/origem-do-chocolate/8036/).

Quanto aos aspectos botânicos, pertence à família Sterculiaceae, é denominado popularmente por cacaueiro e pelo nome científico Theobroma cacao L..

Neste primeiro texto, serão abordadas algumas características das flores. Estas possuem gineceu (parte feminina) e androceu (parte masculina), ou seja, são hermafroditas. As inflorescências, denominadas por almofadas florais, são localizadas no tronco ou nos ramos lenhosos. Destas inflorescências irão se desenvolver e formar os frutos.

Quando pequenas, as flores possuem coloração amarelo-avermelhadas. São inodoras e pouco atraentes para polinizadores. Nascem principalmente no período de dezembro a abril. 

Das flores se originam as bagas ou os frutos, que medem até 25 cm de comprimento e adquirem, quando maduros, tonalidade esverdeada, amarela ou roxa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário