domingo, 14 de abril de 2019

Cidreiras no quintal

Texto:
Ariane de Oliveira Crescencio – Acadêmica de Engenharia Agronômica - UNITAU 
Marcos Roberto Furlan - Professor - UNITAU e FIC 

O uso tradicional de plantas medicinais associa o nome cidreira para algumas plantas, todas usadas popularmente como calmantes. No entanto, quando se usa o nome popular, são geradas algumas confusões, pois pode haver um nome como referência para muitas espécies ou uma espécie pode receber várias denominações populares. 

Como exemplo, há pelo menos três espécies denominadas por ervas-cidreiras pela população brasileira. Uma delas, a erva-cidreira ou capim-cidreira também é conhecida por capim-limão, capim-santo, chá-de-estrada, cidró e cidrão, dentre vários outros nomes populares 

Para resolver estas confusões, a ciência usa o nome científico, o qual é universal, específico e escrito em latim. Em texto acadêmico, na bula de medicamento a base de plantas ou nos livros técnicos com recomendações de plantas para tratamento, é imprescindível que se use a denominação científica. 

Apesar de usos semelhantes, não se deve confundir essas três principais espécies que no Brasil são denominadas por ervas-cidreiras. Felizmente, não é muito difícil diferenciar essas três espécies. 

Se for do tipo capim, é o Cymbopogon citratus (foto 1). Se for de folha larga, com menos de 0,5 m de altura e não produzir flor no Brasil, é a Melissa officinalis (foto 2). E se produzir flor, geralmente com predominância de cor rosa, é a Lippia alba (foto 3). 

Como curiosidade, muitos também conhecem a L. alba como melissa, o que contribui para aumentar a confusão. 
Resultado de imagem para Cymbopogon citratus
Foto 1. Cymbopogon citratus
Resultado de imagem para melissa officinalis wikipedia
Foto 2. Melissa officinalis
Foto 3. Lippia alba
Autoria da foto: Ariane de Oliveira Crescencio

No próximo texto, será abordado as diferenças quanto aos usos medicinais

Um comentário:

  1. Muito bom! Não sabia que havia 3 tipos de ervas-cidreiras. Texto bem explicativo.

    ResponderExcluir